Respostas
Resposta:
O dia 23 de julho de 1840 marcou a Declaração da Maioridade de D. Pedro II, episódio que também é chamado de Golpe da Maioridade. Foi quando o Senado foi pressionado para declarar o jovem Pedro II maior de idade antes de completar 15 anos, permitindo com que ele assumisse o trono. O ato teve como principal objetivo a transferência de poder para que o jovem monarca, embora inexperiente, pudesse pôr fim a disputas políticas que abalavam o Brasil.
Pressionado pela opinião pública e pelas elites agrárias, o imperador D. Pedro I havia abdicado ao trono no dia 7 de abril de 1831, deixando seu filho, Pedro de Alcântara, de seis anos, como herdeiro brasileiro. Com a maioridade inicialmente definida para 21 anos, de acordo com a Constituição de 1824, era preciso esperar o novo imperador atingir a maioridade. Esse período de espera foi nomeado Período Regencial.
Resposta:nesse contexto,em 1840, ocorreu, uma mobilização política e social para que Pedro de Alcântara assumisse o trono. No entanto ele tinha apenas 14 anos, para solucionar esse impasse , houve a antecipação da maioridade do imperador. Esse episódio ficou conhecido como golpe da maioridade.
Explicação:
Espero ter ajudado de coração