Explique o que significa a expressão “sensoriamento remoto” e destaque quais são as suas utilidades.
URGENTE!
Respostas
Resposta:
Sensoriamento remoto (português brasileiro) ou deteção remota (português europeu) é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos.
Explicação:
O sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas e procedimentos tecnológicos que visa à representação e coleta de dados da superfície terrestre sem a necessidade de um contato direto. Assim sendo, toda informação é obtida por meio de sensores e instrumentos em geral. Tal procedimento vincula-se ao tratamento, armazenamento e análise de tais dados para que conheça melhor os fenômenos que se apresentam na superfície .
A utilização desse tipo de técnica é de fundamental importância no contexto atual das sociedades, pois ela é capaz de revelar muitos dados geográficos e até histórias concernentes aos espaços naturais e também sociais, como a distribuição das áreas florestais, o avanço do desmatamento, o crescimento das áreas urbanas.