1) Aqueles que dizem ter horror à política negam, segundo Aristóteles, sua plenitude enquanto seres racionais. Como Brecht percebe essas pessoas?
2)Partindo dos argumentos de Aristóteles é possível ter horror a política? Explique.
3) Você se identifica com algum desses pensadores, Aristóteles e Brecht?
4)Você conhece pessoas que tem as mesmas posturas criticadas por Brecht?
5) Explique como você considera a ação política na atualidade.
6) O que Aristóteles chama de ação política pode ser associado ao termo cidadania. Explique porquê.
7) Explique como seria possível pensarmos numa aplicação da teoria aristotélica de política e de estado nos dias de hoje.
Respostas
1- Quando se faz alusão às teorias do teatro, Brecht e Aristóteles são comumente postos em campos contrários. Isso decorre, sem dúvida, da distinção proposta pelo próprio Brecht entre o teatro dramático e o épico, sendo o dramático identificado, nesse caso, com o aristotélico.
2- Aristóteles divide as ciências e as formas de conhecimento em três classes: 1º) ciências teoréticas; 2º) ciências práticas; 3º) ciências poéticas. As primeiras têm por objeto o saber e a verdade e se materializam na matemática, na física e na metafísica.
3- Uma vez expostas as bases filosóficas mais gerais do pensamento de Aristóteles cabe, na continuidade, verificar como essas temáticas são abordadas na Poética.
4- A tragédia é expressão de visões contraditórias sobre o mundo, uma problematização dos dilemas vividos por Atenas na época democrática.
5- Vamos, enfim, a Brecht, em especial quando o autor trata do teatro como diversão e das relações deste com a ciência.
6- o resultado da produção seria um objeto ‘exterior’ simultaneamente ao agente que o produz e ao movimento (a poiêsis propriamente dita) pelo qual ele foi produzido, enquanto, para a ação, é o movimento mesmo, a conduta do agente, que é não apenas o fim, mas também a obra, o resultado” (Besnier, 1996, p.134).
7- Efetivamente, os seres são gerados quer por arte, quer por natureza, ou por acaso, ou ainda espontaneamente.