2. Explique o que significa a palavra “Positivismo", segundo o estudioso e filósofo
francês Augusto Comte.
3. Explique como funciona a sociedade de acordo com o pensamento do
sociólogo Francês Emile Durkheim.
4. Explique como funciona a sociedade de acordo com o pensamento do
sociólogo alemão Max Weber.
Respostas
Resposta:
Significado : Positivismo é uma corrente de pensamento filosófico, sociológico e político que surgiu em meados do século XIX na França. A principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro.
Explicação:
como funciona a sociedade de acordo com o pensamento do
sociólogo Francês Emile Durkheim.?
Durkheim acredita que dentro dos grupos sociais o que prevalece é a consciência coletiva, ou seja, o conjunto de crenças e sentimentos de uma mesma sociedade que serve para orientar a conduta de cada um de nós. Portanto, os fenômenos individuais podem ser explicados a partir da coletividade.
como funciona a sociedade de acordo com o pensamento do
sociólogo alemão Max Weber.
O conceito de ação social de Max Weber
Para Durkheim, o sociólogo deve observar a sociedade em busca dos fatos sociais, que são generalizados em uma sociedade, sendo coercitivos e impositivos sobre os sujeitos. Para Weber, não existem fatos sociais, mas sim resultados das ações sociais dos seres humanos.
Espero ajudar!
Resposta:2.Para Comte, o positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do iluminismo, das crises social e moral do fim da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799).
3.Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". ... Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana.
Explicação:4.Para Durkheim, o sociólogo deve observar a sociedade em busca dos fatos sociais, que são generalizados em uma sociedade, sendo coercitivos e impositivos sobre os sujeitos. Para Weber, não existem fatos sociais, mas sim resultados das ações sociais dos seres humanos.