Respostas
Resposta:
Pantanal ou Complexo do Pantanal é o menor bioma brasileiro e a maior planície de inundação do mundo com 250 mil km² de extensão.
Considerado pela UNESCO "Patrimônio Natural Mundial" e "Reserva da Biosfera", essa região possui grande biodiversidade.
Contudo, muitos animais deste bioma estão ameaçados de extinção, por exemplo: onça-pintada, onça-parda, cervo-do-pantanal, arara
Explicação:
Resposta:
Flora:é comum a ocorrência de formações vegetais, entre elas estão os carandazais, nos quais o elemento predominante é a palmeira carandá, os buritizais, onde domina a palmeira buriti e os paratudais, formados por um tipo de ipê, o paratudo.
Nas beiras dos rios há uma mata-de-galeria ou mata ciliar, que atua protegendo o rio, retendo sedimento e regulando os ciclos hidrológicos – com espécies vegetais como o tucum, o jenipapo, o cambará e o pau-de-novato, perfeitamente adaptadas a áreas mais úmidas.
Fauna:A fauna é bastante rica e diversificada. Porém, há muitas espécies ameaçadas de extinção como o tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, lobinho, veado-mateiro, entre outros.
São mais de 230 espécies de peixes, o que ultrapassa o número de espécimes de todos os rios europeus juntos – destacando-se a piranha, o pintado, o pacu, o curimbatá e o dourado.
Cerca de 650 espécies de aves povoam a região, entre elas, o tuiuiú – também conhecido como jaburu – ave símbolo do Pantanal, com as asas abertas ultrapassa os 2 metros de envergadura.
Explicação: