• Matéria: Artes
  • Autor: goncalvesana75
  • Perguntado 5 anos atrás

3) Qual sua opinião sobre o a afirmação de que Maria Carolina de Jesus não escreveu
literatura. Você concorda ou discorda? Justifique



me ajuda nessa por favor​

Respostas

respondido por: rmsilva95
1

Resposta:

Resposta:

Minha opinião a respeito é que Ivan Cavalcanti Proença é um racista invejoso, é minha opinião. Ele disse isso e disse que se Maria Carolina de Jesus é escritora qualquer um pode ser, mas não tem nenhuma obra significativa. ou seja ele é um ninguém tentando desmoralizar uma mulher negra.

Além do livro o diário de uma favelada  que Ivan não considera uma obra, existem inúmeros manuscritos  que ela deixou.

em anexo um desses manuscritos  

Explicação:

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora mineira nascida em 14 de março de 1914. Apesar de ter apenas dois anos de estudo formal, tornou-se escritora e ficou nacionalmente conhecida em 1960, com a publicação de seu livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, no qual relatou o seu dia a dia na favela do Canindé, na cidade de São Paulo. Morreu em 13 de fevereiro de 1977. Hoje é considerada uma das mais importantes escritoras negras da literatura brasileira.

O seu livro Quarto de despejo traz as memórias de uma mulher negra e favelada (como diz o subtítulo) que via a escrita como forma de sair da invisibilidade social em que se encontrava. Com seus diários, suas memórias registradas por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus deu sentido à sua própria história e hoje é figura essencial na literatura brasileira.

Anexos:
Perguntas similares