POR FAVORRR É URGENTE
2. Observe a ilustração ao lado, que traz elementos da sociedade
medieval, e então faça o que se pede.
a. Identifique e descreva o representante do clero.
b. Identifique e descreva o representante da nobreza.
c. Identifique e descreva o representante dos servos.
d. Qual a relação entre esta ilustração e o estamento social medie-
val? Justifique sua resposta.
e. Se na sociedade medieval o que determinava o estamento ao
qual o indivíduo pertencia era a ordem social que ocupava, atual-
mente a sociedade ocidental encontra-se em sua maioria dividida
em classes sociais, cuja distinção se dá por critérios econômicos.
Elabore um desenho ou faça uma colagem autoral representando
a distinção de classes sociais na atualidade.
Respostas
Resposta:
A) Esses membros envolvidos restritamente com a questão espiritual seriam reconhecidos como os integrantes do clero regular, ou seja, aqueles que viviam em acordo com as regras dos mosteiros.
Por outro lado, os dirigentes religiosos ligados às questões políticas e econômicas, passaram a incorporar o clero secular. Nesta subdivisão, os representantes da Igreja se envolviam na administração das riquezas e interferiam ativamente nas questões políticas da época.
Explicação:
só sei a A...
Resposta:
a. O clero é o homem da esquerda, o clero são os religiosos, que fazem parte da igreja. O clero surgiu com a Igreja Católica, na época da Idade Média e do feudalismo. Eram pessoas extremamente importante, pois a sociedade feudal prestigiava o clero, pois comentava-se que os sacerdotes faziam ligação entre Deus e os homens. Dessa maneira, o clero tinha um papel importante durante a Idade Média. As igrejas católicas da época tinha grande poder tanto religioso, político, militar quanto econômico. Era uma sociedade extremamente influenciada pela fé, através do poder que o clero tinha que eles mantinham alianças com a nobreza. Os membros do alto clero – que se tornavam bispos, cardeais e até mesmo papas – quase sempre eram originários da nobreza. Caso um camponês entrasse para a Igreja, pertenceria ao baixo clero, ou seja, teria menos poder: seria padre, com a função de percorrer os feudos realizando ofícios religiosos (missas, confissões, entre outros) .
b. A nobreza é o homem do meio, os nobres eram os guerreiros, que como os cleros, a nobreza era uma ordem privilegiada, recebendo do rei diversas regalias tais como terras (com que eram formados os senhorios), pensões e isenção de impostos. A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo. Além da função militar, era da alta nobreza que eram escolhidos os principais membros da corte e os detentores dos principais cargos administrativos. Os nobres passavam a maior parte do tempo dedicando-se à preparação militar – prática herdada da época em que ocorreram as invasões germânicas. Assim, julgavam-se herdeiros daquela tradição guerreira e passaram a ser conhecidos como cavaleiros.
c. O da direita é o servo, os servos eram a maior parte da população no período feudal. Garantiam a sobrevivência da sociedade, cultivando os campos e criando os animais. Como não controlavam as terras, pagavam tributos para manter o direito de nelas permanecerem. Os servos eram pessoas livres, mas ao mesmo tempo não, pois não podiam deixar o feudo, estavam presos à terra e às suas obrigações, estipuladas pela nobreza e pelo clero. Diferente dos escravos, os servos não podiam ser vendidos pelos senhores feudais. Eram responsáveis pela mão-de-obra da propriedade, estavam vinculados à terra pelo trabalho e não tinham direito de salário ou benefícios; trabalhavam para morar no local e quando havia guerras os servos eram protegidos pelos senhores feudais, ocasiões em que todos eram abrigados no castelo.
d. * não sei responder*
e. *não to afim de desenha, mas vou dá exemplos do que pode faze* você pode desenhar uma pirâmide das classes sociais ou fazer um desenho parecido com o que tá na questão só que da atualidade de hoje.