Ao conhecer um pouco da biografia desses dois importantes autores da Geração de 45 e ler trechos de suas obras, quais são suas percepções sobre esse período literário? Você gostou dos textos que leu? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta:
Minhas percepções sobre esse período literário é que ele foi um período importante pois preservou características como a valorização da expressão artística nacional, exploração de temáticas do cotidiano, uso de linguagem simples na literatura, além do desejo de representar a realidade brasileira através da arte. Sim, eu gostei dos textos, pois tanto o texto de João Cabral de Melo Neto quanto o de Guimarães Rosa são fascinantes assim como todos os autores da terceira fase do Modernismo.
Explicação:copiei de uma menina, coloquei aqui só pra quem não achou o original dela msm!!! Mas garanto que está certo!
A partir de 1945, a literatura brasileira voltou essencialmente para pesquisas estéticas relacionadas com a linguagem, distanciando-se dos termos abordados pela geração de 30. O interesse por questões formais fez com que fossem associados ao parnasianismo.
Dentre outros, destacam os poetas: Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto, que nesse período se voltam para um cuidadoso trabalho de organizaçao dos textos, cunhados pela objetividade e razão.
Guimarães Rosa renovou a tradição regionalista (iniciada no rornantismo) mostrando o falar do sertanejo e fazendo uso, tanto de termos arcaicos quanto a cnaçao de neologismos, nos mostrando através de seus escritos as condições humanas dos mais diversos segmentos deste Brasil tao desigual, nio abandonando as particularidades da cultura, crenças e dos valores do homem sertanejo de Minas Gerais. Por outro lado. temos Joio Cabral de Melo Neto, que se prima na escolha de palavras de forma impecável, para nos descrever a vida miserável do sertanejo no sertao pernambucano, e na forma objetiva de mostrar a realidade relacionada com a Seca, a miséria nordestina e a migraçao. Onde também retrata fome, doenças e morte. mas. que também mostra a esperança nascida em cada criança que vem ao mundo.
Joao Cabral de Melo Neto chama atençao pelo primor que coloca em Seus versos ao escolher as palavras certas, para tornar a poesia mais viva, em sua minuciosa arte de escrever.