pf alguem responde aqui
(IF – SP)
Considere os fragmentos adaptados, a seguir, de Flora Bender Garcia. (Revista Pangea).
No romance A bagaceira, publicado em 1928 pelo regionalista paraibano José Américo de Almeida, o sofrimento dos retirantes do Nordeste já era enfatizado com pungente realismo:
“Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam. [...] Fugiam do sol, e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo. [...] Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes. Nada mais”.
...
“O sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão”.
...
“É como profetizam os compositores Sá e Guarabira:
Vão mexer no rio São Francisco!
“O homem chega já desfaz a natureza/ Tira gente põe represa, diz que tudo vai mudar O São Francisco lá pra cima da Bahia / Diz que dia menos dia, vai subir bem devagar. E passo a passo, vai cumprindo a profecia/ Do beato que dizia que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar / Dói no coração/
o medo que algum dia / O mar também vire sertão”.
O Nordeste brasileiro é palco de apreensão e expectativa. O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, destinado a assegurar a oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semiárida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Este projeto é conhecido como:
A
Intercalação do São Francisco.
B
Transposição do São Francisco.
C
Municipalização do São Francisco.
D
Expoliação do São Francisco.
E
Sedimentação do São Francisco.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
Letra B
Explicação:
A transposição do rio São Francisco é um projeto de deslocamento de parte das águas do rio São Francisco, no Brasil, nomeado pelo governo brasileiro como "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás