ALGUÉM ????????????????????????????????????????
4- Quais são as famílias dos instrumentos musicais? (1,0) pts.
( ) Corda, sopro e metais
( ) Cordas, metais, madeira e percussão.
( ) Metais, madeira e percussão.
( ) Percussão, batuques e corda
( ) Sopro, cordas e metais.
Respostas
( x ) Cordas, metais, madeira e percussão.
São quatro as famílias ou naipes de instrumentos: Cordas, Madeiras, Metais e Percussão.
Explicação:
A FAMÍLIA DAS CORDAS
As cordas são a base das orquestras, pois constituem mais da metade dos instrumentos da mesma. Esta família é formada por: violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e harpas.
O violoncelo, por exemplo, pode reproduzir a altura das quatro vozes, porém é um instrumento mais próprio para o registro grave. Já a viola, tem extensão para três vozes: tenor, contralto e soprano.
O contrabaixo é nas cordas o instrumento de dobra do baixo, executando essa voz uma oitava abaixo. Já a harpa, é um instrumento completo, que tem possibilidade de executar a melodia e a harmonia ao mesmo tempo, tal qual o piano.
A FAMÍLIA DAS MADEIRAS
Os instrumentos da família das madeiras são responsáveis pela maioria dos solos dos sopros e fazem a ligação entre as cordas e os metais, bem como ajudam a manter a afinação de todo o conjunto. Aliás, a nota da afinação de toda a orquestra – o Lá3 – parte de um dos instrumentos do grupo das madeiras: o oboé.
Os instrumentos da família das madeiras são: flautas, flautins ou piccolos, oboés, corne inglês, clarinetas, clarinetas baixo ou clarones, fagotes e contra fagotes.
Esses instrumentos tem como característica principal a presença de palheta – simples ou dupla – e chaves.
SAXOFONE
Inventado em 1840 por Adolf Sax, tem sua própria família criada pelo inventor – soprano, barítono, alto e tenor. Ela aparece completa apenas nas Bandas Civis, Militares e de Jazz e ainda na Orquestra Jazz Sinfônica, que é uma mistura de Sinfônica com Jazz.
Os saxofones não são considerados instrumentos de orquestra sinfônica. Nas poucas obras sinfônicas onde existe parte para saxofone, ele fica junto das madeiras.
A FAMÍLIA DOS METAIS
Os sons dos Metais é também produzido pelo sopro dos instrumentistas. Como o próprio nome sugere, eles são construídos de uma liga de metais e cada instrumento consiste em um tubo dobrado ou enrolado no qual é colocado um bocal em uma das extremidades, onde o próprio músico sopra. A outra extremidade se alarga formando uma campânula – ou campana onde o som se projeta.
A característica básica dos instrumentos da família dos metais é a presença de um bocal e de válvulas – ou pistos. Os trombones podem ser de válvulas ou de vara.
A família dos metais é formada por: trompas, trompetes, trombones e tuba.
A FAMÍLIA DA PERCUSSÃO
Ao fundo do palco podemos ver a família da percussão. É um naipe vastíssimo que inclui: tímpanos, tambor, bombo, caixa clara, xilofone, triângulo, pratos e carrilhão, entre outros. Esta família é poderosa em termos de volume de som e por esta razão fica alojada no fundo do palco.
Para que esses instrumentos produzam som, temos que bater ou agitá-los. Alguns deles, como o tímpano e o xilofone, são afinados, podendo tocar uma melodia, ao passo que os demais não são afinados, produzindo desde toques suaves até ruídos ensurdecedores. A função básica dos instrumentos de percussão é ajudar a manter o ritmo das obras musicais.
PIANO
Quando o piano começou a entrar no seu auge, no final do classicismo e início do romantismo, era visto e tratado apenas como instrumento solista. A orquestra estava em processo de crescimento - Beethoven já começa a tratar a orquestra de uma forma mais grandiosa do que Mozart, por exemplo .
O piano já era um instrumento cheio de possibilidades - instrumento sinfônico, mas não se pensava em usá-lo como instrumento de orquestra. Isso muda ao longo do tempo, pois no séc. XX o piano passa a ser considerado como instrumento de orquestra. Stravinsky (Petrushka, Firebird), Villa-Lobos (Bachianas 2), Shostakovich (Sinfonia 5) e Mahler (Sinfonia 8) utilizaram o piano como parte integrante da orquestra . Hoje já existe teste para piano integrante da orquestra ou piano correpetidor.