• Matéria: Geografia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

6- A diminuição da mão de obra escrava levou uma mudança/transformação na forma de
trabalho no Imperio Romano, onde o trabalho escravo foi substituido pelo regime de colonato.
Quem trabalha e como funciona o regime de colonato?​

Respostas

respondido por: eduardosantos2008007
2

Resposta:

annnaaa te achei de novo aqui vc me bloqueou no zap ?


eduardosantos2008007: Anna
Anônimo: oi
eduardosantos2008007: vc me bloquiou no zap ?
cesarengels0: vcxny
ashleykatesouzaledo: azidea
respondido por: triskelionxw
0

Resposta:

Tentando reverter o colapso da economia romana, muitos proprietários de terra decidiram implementar o sistema de colonato.

Explicação:

Desde os tempos republicanos, Roma sustentava e ampliava seu poderio econômico através da constante obtenção de terras e escravos. Ao combinar essas duas práticas, os romanos garantiam produtos agrícolas e manufaturados a um baixo preço e alcançavam margens de lucro bastante significativas.

Chegado o século III, toda essa situação de prosperidade e expansão se encerrou pela grande dimensão alcançada pelos territórios, o alto custo que envolvia a realização de outras anexações e as constantes pressões exercidas pelas populações dominadas e vizinhas. Nessa situação, o governo de Roma se limitava a fortalecer as fronteiras que já se encontravam em seu domínio. Deste modo, o fluxo de escravos que barateava custos e ampliava os lucros deixava de ter a mesma força.

Tentando reverter o colapso da economia romana, muitos proprietários de terra decidiram implementar o sistema de colonato. Nesse regime, os grandes proprietários cediam parte de suas terras para pessoas pobres dos campos e das cidades. Em alguns casos, escravos também eram convertidos à condição de colonos, pois seus donos não tinham condições de sustentá-los. Em troca do lote de terras e da proteção do proprietário, os colonos deveriam ceder parte de sua produção agrícola.

Perguntas similares