2) A abolição da escravidão no Brasil ocorreu oficialmente através da Lei Áurea,
de 13 de maio de 1888. Entretanto, não aconteceu de repente, foi um processo
gradual, que contou com uma série de forças. Explique que fatos antecedem a
abolição da escravidão no Brasil, citando: a) As leis aprovadas em relação ao
tráfico de escravos e à escravidão antes de 1888.b) o que essas leis
transformaram na prática.
Respostas
Resposta:
A pressão inglesa fez o Brasil assumir compromissos com a proibição do tráfico negreiro, na década de 1820.
compromissos esses que resultou na Lei Feijó, de 1831, mas, mesmo assim, o tráfico negreiro continuou, desembarcando milhares de africanos todos os anos no Brasil. Em 1845, a Inglaterra, enfurecida com a postura permissiva do Brasil com o tráfico, decretou o Bill Aberdeen, lei que permitia às embarcações britânicas invadirem nossas águas territoriais para apreender os navios negreiros.
O risco de uma guerra entre Brasil e Inglaterra por conta do Bill Aberdeen fez com que fosse aprovada uma lei, em 1850, conhecida como Lei Eusébio de Queirós.
Com a proibição do tráfico, foi iniciado um processo de transição, pois, uma vez que a fonte que renovava os números de escravos no Brasil tinha acabado, era natural que com o tempo a escravidão no país fosse abolida, já que não havia a renovação natural da população de escravos no país. A intenção dos escravocratas era tornar essa transição a mais longa possível.
Na década de 1860, a pressão sobre o Império pelo fim da escravidão era enorme, porque a Rússia havia acabado com a servidão em seu território e os Estados Unidos havia abolido a escravidão depois da Guerra Civil. Isso tornava o Brasil, Porto Rico e Cuba os últimos locais escravocratas do continente americano.
Espero ter ajudado :)