Escreva em seu caderno sua opinião sobre a situação atual da mulher negra no Brasil.
me ajudem pfvr
Respostas
Resposta:
"Ela está tendo mais liberdade cada vez mais por conta dos precessos de racismo e "Black Lives Matter".
Resposta:
“Ser mulher no Brasil é desafiador, pois, nos são impostos, desde a vida intrauterina, um destino, uma cor (rosa), limites, forma, regras. E o cenário piora quando ousamos ser mulher e ser negra”. A declaração é da professora Letícia Azevedo, do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), que desenvolve pesquisas sobre estudos culturais e relações étnico-raciais.
A situação da mulher negra na sociedade, especialmente na brasileira, é um reflexo direto da forma como as camadas sociais são construídas. No Brasil, o racismo e a questão de gênero são os elementos que moldam a pirâmide social. Assim, segundo especialistas, a mulher negra se encontra na base dessa pirâmide.
“As implicações do racismo e do sexismo condenaram as mulheres negras a uma situação perversa e cruel de exclusão e marginalização social”, destaca a professora Marise de Santana, vinculada ao Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) e coordenadora de Pós-Graduação do Órgão de Educação e Relações Étnicas (Odeere) da Uesb.
A docente explica que os estudos sobre o feminismo deram origem a algumas preocupações no âmbito das relações étnicas, para além das desigualdades de gêneros. “As mulheres passam a ser pensadas a partir de variáveis que indicam histórias de subalternização para se adequarem a uma sociedade ocidental branca, cristã e heterossexual, em espaços domésticos e profissionais”, comenta.
Dentro de uma sociedade com valores e padrões historicamente hegemônicos, os desafios das mulheres negras são ainda maiores, pois, elas estão em situações mais vulneráveis. De acordo com Marise de Santana, as vulnerabilidades são de diversas ordens, como: uma maior possibilidade de ser vítima de homicídio em relação à mulher branca; um maior índice de analfabetismo entre as mulheres negras; e até um maior número de ocupação em postos de trabalho mais precarizados.
Explicação: peguei de um documentario
espero ter ajudado! bons estudos :)