2 – [UNESP] Dogmatismo vem da palavra grega dogma, que significa: uma opinião estabelecida por decreto e ensinada como uma doutrina, sem contestação. O dogmatismo é uma atitude autoritária e submissa. Autoritária porque não admite dúvida, contestação e crítica. Submissa porque se curva a opiniões estabelecidas. A ciência distingue-se do senso comum porque este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a ciência baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. (Marilena Chauí. Convite à Filosofia, 1994. Adaptado.) a. Cite duas implicações políticas do dogmatismo e dê exemplos relacionados a atualidade. b. Do ponto de vista da objetividade, explique por que o conhecimento científico é superior ao senso comum.
Respostas
respondido por:
21
Resposta: A - Os dogmatismos implicam na adoção de posições fundamentalistas, que não podem ser racionalmente debatidas e que acabam criando obstáculos para o adequado exercício da política.
Seriam exemplos de posições políticas implicadas por dogmatismos na atualidade a proibição com base na religião do direito ao aborto e a manutenção de sistemas punitivistas no direito.
B - O conhecimento científico é superior ao senso comum por partir de um método, que pode ser empregado por todos, de modo que as suas conclusões podem ser avaliadas objetivamente e aplicadas a uma vasta rede de situações.
Perguntas similares
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás