Escreva um pequeno resumo do conto, obedecendo aos seguintes parâmetros: • divida-o em três parágrafos, e cada um deve representar um segmento temporal; • siga a ordem cronológica dos acontecimentos, desfazendo o flashback; • inicie o segundo e o terceiro parágrafos com marcadores temporais; • atenha-se aos fatos principais, que você esquematizou no exercício 4.
Respostas
Resposta:
Resposta pessoal. Exemplo:
1º §: Romão Pires era um jovem músico carioca quando se casou, em 1779. Três dias após seu casamento, iniciou a composição de uma cantiga de esponsais. Apesar da inspiração que a felicidade amorosa lhe dava e de todo o seu esforço, não conseguiu escrever além algumas notas. Dois anos depois, sua mulher morreu.
2º § Anos mais tarde, em 1813, mestre Romão era o mais conceituado maestro do Rio de Janeiro e dirigia a orquestra da igreja do Carmo. Mas não era feliz. Sentia-se frustrado como artista, por não conseguir compor suas próprias músicas. Retornando certa vez a sua casa, após reger uma missa na igreja do Carmo, mestre Romão sentiu-se adoentado.
3º § Cinco dias depois, seu estado se agravara e ele teve consciência de que ia morrer. Pensou, então, em terminar a composição iniciada em sua juventude, para deixar “um pouco de sua alma na terra”. Novamente suas tentativas foram infrutíferas, e o mestre não conseguia passar além da nota lá, que terminava o pequeno trecho anotado após seu casamento. Da janela de seu quarto ele contemplava, na janela vizinha, a felicidade de dois jovens recém-casados, e buscava neles, inutilmente, a sensação de sua felicidade extinta. Desanimado, rasgou o papel. Nesse momento, a moça cantarolou à toa uma melodia que tinha, após uma nota lá, exatamente a frase musical que ele procurava. À noite, mestre Romão expirou.
Explicação:
Gabarito do Plurall (Lista 9, dose para leão - exercício 6)