• Matéria: Pedagogia
  • Autor: adrianavilaça
  • Perguntado 9 anos atrás

Com a troca de experiências proposta por Vygotsky, o professor naturalmente deixa de ser encarado como a única fonte de saber na sala de aula. Mas nem por isso tem seu papel diminuído. Ele continua sendo um mediador decisivo, por exemplo, na hora de formar equipes mistas - com alunos em diferentes níveis de conhecimento - para uma atividade em grupo. A principal vantagem de promover essa mescla, na concepção vygotskiana, é que todos saem ganhando. Por um lado, o aluno menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e, com a sua assistência, consegue realizar tarefas que não conseguiria sozinho. Por outro, o mais experiente ganha discernimento e aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega. (MENIN,M.S.S.) Este aluno, que precisa de ajuda de um colega mais experiente para realizar a tarefa está em qual zona de desenvolvimento, segundo Vygotsky? Dê um exemplo de como você aplicaria este conhecimento com alunos do 5º.Ano do Ensino Fundamental (no máximo 6 (seis) linhas).

Respostas

respondido por: marciafeliciano
1
na zona de desenvolvimento proximal,organizando trabalhos com as crianças dividindo em grupos ou duplas e estaria explicando que tem que ter a colaboração de todos, a criança que tem mais conhecimento ajudar a que ter menos e orientar o colega a  não fazer por ela e não esperar a que sabe fazer tudo por ela trocar idéias e conhecimentos entre si, e demonstrar o que está aprendendo estaria também vendo a necessidade de cada aluno e incentivaria a  estudar e participar das atividades propostas.
respondido por: Matheusieti
0

A zona de desenvolvimento proximal, atua como uma distância entre as práticas que uma criança já domina, e, além disso, as atividades que ela ainda depende de ajuda.

Deste modo, para Vygotsky, o caminho entre esses dois pontos  auxiliará a criança a se desenvolver mentalmente por meio da interação e troca de experiências, pois assim, não bastará, apenas determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.

Por fim, Vygotsky apresenta o fato que o bom ensino é aquele se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem, e, promove a capacidade de promoção de avanços no desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá aprender. 

Mais sobre Piaget:

https://brainly.com.br/tarefa/20044094

Anexos:
Perguntas similares