Respostas
Explicação:
legislação educacional, pois a educação brasileira está sempre mudando. Sabe também que a população reivindica escola para seus filhos, por que esse é um direito social, assim como a saúde, o trabalho, a segurança, o lazer, a previdência social, a proteção a maternidade e a infância e a assistência aos desamparados, assegurados a todos os brasileiros pela Constituição Federal de 1988 (artigo 6°).
A reflexão sobre os fins da educação nacional nos remete tanto à Constituição como a LDB. Porque os fins da educação brasileira estão definidos nessas duas leis, bem como as demais leis nacionais estão vinculadas diretamente com a Constituição.
O conhecimento normativo do diploma legal, se instaura com validade jurídica, mas também revela as possibilidades de sua aplicação, concernente a efetividade sócio-educativa-cultural da lei.
Nesse sentido, impõem leitura da LDB, feita em seus nove títulos, e de 92 artigos. A Lei inicia-se pela conceitualização (art. 1°), coloca princípios e fins da educação nacional (arts. 2° - 7°), descreve sua organização (arts. 8° - 20°), define seus níveis e modalidades, quais sejam, a educação básica, incluindo a educação infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e a educação profissional, a educação superior e a educação especial (arts., 21° - 90°), estabelece a procedência e os critérios de uso de recursos financeiros alocados para a educação (arts. 68° - 77°) e estipula as disposições gerais e transitórias para a aplicação da lei.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), em seus princípios fundamentais, inspira-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No que diz respeito ao âmbito específico do educacional são elencados onze princípios em que o ensino deverá se basear; sendo:
Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar; respeito à pluralidade de idéias e concepções pedagógicas; respeito à liberdade e a tolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, gratuidade do ensino público em estabelecimento oficial, eficácia valorização do profissional da educação, gestão democrática do ensino público; garantia de padrão de qualidade, valorização da experiência extraescolar; vinculação entre educação escolar e trabalho e as práticas sociais.
Os princípios e fins a que se refere à lei, de modo formal e explícito, são literalmente retirados do texto Constitucional, não poderia ser de outra forma. (arts. 205° - 2 07° da CF).
Na prática pedagógica e na prática administrativa às vezes os educadores se encontram em situações que é necessário utilizar os princípios constitucionais que norteiam a LDB, seja para ressaltar a importância do cumprimento das normas Constitucionais, seja para ensinar os alunos a vivenciar respeitando a Lei maior, contribuindo para as mudanças necessárias na educação e no âmbito social e moral.
Uma das principais características da LDB é a flexibilidade. Com ela as escolas têm autonomia para se de organizar, isso permite atender as peculiaridades regionais e locais. ESPERO TER AJUDADO BONS ESTUDOS! ^^❤♡(*>ω<)ω<*♡▼・ᴥ・▼ʕ´•ᴥ•`ʔ(*´>ω<))ω`●)(ू•ᴗ•ू❁)(`ω´)( 'ω' )( 'ω' )♡(*>ω<)ω<*)♡