• Matéria: Geografia
  • Autor: eliasgabriel12
  • Perguntado 5 anos atrás

Sobre A reação e os levantes populares no bloco socialista analise as alternativas e marque o item em que surgiram dois lideres que contribuíram para queda do sistema socialista no Leste Europeu: *
2 pontos
1 Os países da Europa Oriental foram ingressando no bloco soviético contra a vontade da maioria dos povos centro-europeu;
2 Em reação à dominação soviética, ocorreram levantes populares, como na Hungria, em 1956, e na Tchecoslováquia, em 1968- episódio conhecido como primavera de Praga-, ambos sufocados pelas tropas militares do Pacto de Varsóvia;
3 No final da década de 1970, o descontentamento com as políticas soviéticas tomou conta da Polônia;
4 Apoiada pela Santa Sé, o papa era o polonês Karol Wojtyla, que adotou o nome de João Paulo II, formou-se o sindicato solidariedade, cujo líder principal, Lech Walesa, desafiou o governo comunista.

Respostas

respondido por: carlospaesmoreira
1

2,0 pacto de Varsóvia foi um tratado realizado pelos blocos socialista do leste Europeu

respondido por: nataliafransantos
1

O surgimento dos líderes Karol Wojtyla e Lech Walesa contribuíram para a queda do socialismo no leste europeu (alternativa 4).

Karol Wojtyla (João Paulo II) foi um papa polonês , e Lech Walesa foi um líder sindical na Polônia. A Polônia é um país da Europa Oriental,  que foi invadido durante a Segunda Guerra Mundial pela Alemanha e pela União Soviética.  

Com o fim da guerra e o início da Guerra Fria, o país contra a sua própria vontade, permaneceu sob o comunismo de Stálin. Grande parte do que era produzido na Polônia tinha que ser enviado para a União Soviética, o que contribuiu para que o país enfrentasse o caos econômico e social, principalmente a partir de 1970.

Em 1978, um papa polonês foi eleito para ocupar o posto de líder da Igreja Católica, sendo um líder religioso abertamente anticomunista. Seu discurso pacifista em Varsóvia foi um marco para o movimento de derrubada do comunismo na Polônia.

As medidas econômicas impostas pela União Soviética ao país, levava à falência de serviços básicos, o que contribuiu para o surgimento de revoltas sociais na década de 80 e a organização do sindicato Solidariedade, liderado por Lech Walesa, que promovia greves e resistência ao regime político em todo o país.

Desta maneira, João Paulo II e Lech Walesa, foram líderes poloneses que contribuíram para o fim do socialismo em seu próprio país, o que serviu de inspiração para que o fim do socialismo também ocorresse em outros países do leste europeu.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/24081766

Anexos:
Perguntas similares