Respostas
Resposta:
s ventos surgem de variações nas pressões atmosféricas, nas áreas de alta pressão e de baixa pressão. Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio.
Devido à esfericidade e rotação da Terra, os ventos estão em constante movimento e possuem diferentes características, podendo ser úmidos, secos, quentes ou frios.
Tipos de ventos
A classificação dos tipos de ventos existentes no planeta varia de acordo com a intensidade, direção, temperatura, umidade, além de fatores locais. Vejamos os principais tipos de ventos que ocorrem no mundo.
Brisas: ventos constantes que sopram do mar para o continente (dia) e no sentido contrário durante a noite.
Monções: muito comuns na Ásia, são ventos que sopram do mar para o continente (estação chuvosa, entre julho e agosto) e do continente para o mar (estação seca, entre dezembro e janeiro).
Ventos alísios: ventos úmidos que sopram dos polos e dos trópicos em direção à Linha do Equador.
Ventos contra-alísios: ventos secos que sopram da Linha do Equador para os trópicos.
Ciclones: ventos circulares que têm como características tempestades tropicais e subtropicais, com massas de ar que estão em constante movimento rotativo.
Tufão: ventos circulares (ciclones) formados na Ásia. Possui as mesmas características dos furacões, com exceção da localização. Geralmente tufões são encontrados na Ásia, próximos à Linha do Equador, no Oceano Pacífico.
Furacão: ventos circulares (ciclones) que chegam a atingir 400 km de diâmetro. O sentido de sua direção varia de acordo com o hemisfério: anti-horário, no Hemisfério Norte, e horário, no Sul. São bem frequentes no Mar do Caribe e na costa leste dos Estados Unidos.
Tornado: o mais forte dos ventos, podendo atingir até 490 km/hora. Seu tamanho pode ser de até 10 km de diâmetro, sendo formado por redemoinhos e poeiras, ocorrendo em zonas temperadas no Hemisfério Norte.
Espero Ter Ajudado=)