Respostas
Resposta:
Região metropolitana é o conjunto de diferentes municípios próximos e interligados entre si, normalmente construída ao redor de uma metrópole, uma cidade central e mais desenvolvida.
As regiões metropolitanas são formadas através do fenômeno da conurbação, quando as cidades próximas crescem até unirem-se uma às outras, dando a impressão de constante continuidade. Normalmente, os municípios que estão próximos ao município-sede são chamados de cidades-satélites.
Saiba mais sobre Conurbação.
Por exemplo, o Rio de Janeiro é a cidade-sede da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que é formada por outros municípios (cidades-satélites), como: Duque de Caxias, Niterói, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Gonçalo, entre outros.
Existem várias vantagens e desvantagens em viver nas áreas metropolitanas, sendo as principais qualidades a disponibilidade de uma vasta opção de serviços públicos e particulares de transporte para as diferentes zonas da região, o amplo mercado de trabalho e a grande infraestrutura de serviços, sejam pagos ou gratuitos.
Por outro lado, a poluição, o elevado custo de vida, os engarrafamentos (devido ao grande número de veículos) e o alto índice de criminalidade são algumas das principais desvantagens das regiões metropolitanas.
Explicação:
SUBSTANTIVO
aquela das grandes profundidades na terra ou nas águas, zona em que a luz solar não penetra; zona abissal
cada um dos grandes territórios mundiais delimitados por uma biota característica [Existem diversas classificações para tais regiões, tanto no âmbito fitogeográfico como zoogeográfico.]
m.q. província petrográfica
parte inferior da ionosfera, situada a uma altitude entre aproximadamente 60 km e 90 km