1) Quais as vantagens
evolutivas para um
animal que apresenta
desenvolvimento
embrionario indireto?
Respostas
Resposta:
O desenvolvimento é dito indireto quando o ser vivo possui fases com diferentes aspectos entre o nascimento e a fase adulta, ou seja, quando o ser vivo sofre metamorfose. Vamos ver dois exemplos. Os sapos não possuem a mesma forma em todas as fases de sua vida.
Durante esse desenvolvimento, observa-se uma mudança mais acentuada na aparência do organismo. Essas modificações são chamadas de metamorfose e são essenciais para o indivíduo tornar-se um adulto.
A borboleta, por exemplo, é um organismo com desenvolvimento indireto. Ao observar o ciclo de vida desses animais, percebemos que há uma fase inicial de ovo. Em seguida, desse ovo eclode uma lagarta, que, então, entra em uma fase de pupa até que o desenvolvimento seja completado e seja liberada uma borboleta. Nesse desenvolvimento, percebem-se mudanças drásticas na aparência e até mesmo nos hábitos do animal, uma vez que a lagarta alimenta-se de folhas e a borboleta adulta alimenta-se do néctar das flores. Nesse caso, trata-se de um desenvolvimento indireto.