façam um texto informativo sobre o Corona vírus (podem falar dos sintomas, prevenção, cuidados).
Respostas
Resposta:
A COVID-19 afeta cada pessoa de formas diferentes. A maioria das pessoas infetadas desenvolve a doença com sintomas ligeiros a moderados e recupera sem necessidade de hospitalização.
Sintomas mais comuns:
febre
tosse seca
cansaço
Sintomas menos comuns:
tensão e dores musculares
dores de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
irritações na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
PREVENÇAO
Para evitar a propagação da COVID-19:
Lave frequentemente as mãos. Utilize água e sabão, ou uma solução à base de álcool.
Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que estiver a espirrar ou tossir.
Use máscara sempre que o distanciamento físico não for possível.
Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
Cubra o nariz e a boca com o cotovelo fletido ou um lenço quando tossir ou espirrar.
Se se sentir doente, fique em casa.
Se tiver febre, tosse e dificuldade respiratória, procure assistência médica.
Ao ligar antes de sair, permite que o seu prestador de cuidados de saúde o encaminhe rapidamente para a instituição de saúde certa. Isto assegura a sua proteção e evita a propagação de vírus e outras infeções.
Máscaras
As máscaras podem ajudar a evitar a propagação do vírus entre o respetivo portador e outras pessoas. O uso de máscara, por si só, não protege contra a COVID-19 e deve ser combinado com o distanciamento físico e a higiene das mãos. Siga os conselhos partilhados pela sua autoridade de saúde local.
TRATAMENTO
Autocuidado
Se se sentir doente, deve descansar, beber bastantes líquidos e fazer uma alimentação nutritiva. Fique numa divisão separada de outros familiares e, se possível, utilize uma casa de banho exclusiva. Limpe e desinfete as superfícies em que toca frequentemente.
Todas as pessoas devem manter um estilo de vida saudável em casa. Faça uma dieta saudável, durma, mantenha-se ativo e socialize com entes queridos através do telefone ou da Internet. As crianças precisam de carinho e atenção adicionais por parte dos adultos durante alturas difíceis. Mantenha rotinas e horários regulares tanto quanto possível.
É normal sentir tristeza, tensão ou desorientação durante uma crise. Falar com pessoas em quem confia, como amigos e familiares, pode ajudar. Se sentir que a situação é demasiado para si, fale com um conselheiro ou um profissional de saúde.
NÃO ESTAMOS NO TEMPO DE FICAR NA RUA ,NO BAILE .. ...FAZENDO FESTA TEMOS QUE FICAR EM CASA SE CUIDA USAR MÁSCARA SEMPRE QUE SAIR ...USAR ÁLCOOL EM GEL ,LAVAR AS MÃOS ..GENTE ISSO NÃO É BRINCADEIRA ..VIDAS ESTÃO MORRENDO. ..OS HOSPITAIS ESTÃO COM 90% DE OCUPAÇÃO. .ENTÃO GENTE VAMOS NOS PREVENIR ...PORQUE ISSO VAI PASSAR MAS O MOMENTO AGORA É DE CONSCIÊNCIA. .....