Respostas
Resposta:
A adolescência é um período permeado por importantes mudanças neuroanatômicas e funcionais e que estão associadas a comportamentos de maior ansiedade, impulsividade e insegurança se comparados a adultos(1-2). Por outro lado, também há uma série de novas relações sociais que são particularmente especiais na vida do indivíduo, sejam elas na relação com os pais ou grupos de amigos. Nesse caso, se algum desses grupos consome drogas, pode haver pressão para o consumo do indivíduo, e uma vez em contato com as drogas há também maior exposição aos diversos riscos associados ao consumo(3).
O abuso de substâncias por adolescentes está associado a diversos problemas sociais e de saúde, como acidentes automobilísticos, violência, problemas acadêmicos e prejuízos de memória(4-7). Dessa forma, há substancial esforço na prevenção do uso de substâncias entre estudantes dessa faixa etária(8). Entre as possíveis estratégias de prevenção, a prática de esportes tem sido sugerida como uma opção ao uso de drogas entre adolescentes(9).
Estudos sugerem que, do ponto de vista neurobiológico, a prática de esportes pode ser alternativa interessante para evitar ou diminuir o consumo de drogas(10). Entretanto, o consumo de substâncias não se resume a esse único fator, sendo também importante o contexto em que o indivíduo se insere. Consequentemente, ainda existem lacunas na literatura sobre algumas especificidades da relação entre prática de esporte e uso de drogas(11), principalmente em relação à atuação da prática esportiva, enquanto fator associado ao risco ou proteção para o uso e abuso de drogas.
Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo descrever a relação entre a atividade esportiva e o uso de drogas, explorando variáveis relacionadas a partir da literatura disponível sobre a relação entre a prática de esportes e o uso de substâncias por adolescentes estudantes do ensino médio.
Resposta:
não entendi sjhdbebejsbs