• Matéria: Filosofia
  • Autor: gustavosantanam
  • Perguntado 5 anos atrás

3) Diz-se que não se escravizou o índio porque era preguiçoso, mas na verdade o índio resistiu à escravidão. Se diz que se escravizou o negro porque trabalhava, mas estes também lutaram contra a opressão, no entanto isso não interessa. Há uma tendência pungente agora na América latina, mais especificamente em três formas didaticamente identificadas de movimentos intelectuais com seus respectivos interesses e abordagens: Marque Verdadeiro ou Falso 2,0
( ) A primeira procura humanizar o capitalismo, para que seja mais justo e menos desigual. Ou seja, menos desigual apenas em sua aparência, com o pretexto de se harmonizarem as diferenças sociais, é uma moldagem do todo, excludente e explorador.
( ) O reformista atua na conciliação de classes por negociação, para que os miseráveis estejam contidos por atitudes amenizadoras.
( ) Os reacionários tentam fazer a manutenção dos privilégios dos mais abastados, condenando os movimentos dos pobres, sufocando e repreendendo até de forma violenta as manifestações populares. É a manutenção do poder e do privilegio. Uma cidadania individualista, que termina consumista, privatizada, sem se preocupar com o outro, sem alteridade, egoísta.
( ) Há também a práxis transformadora, de ação reflexiva, não reformista, porem radical. São os movimentos sociais da América latina, no México, no Uruguai, na Bolívia, na Argentina, como também no Brasil. Um exemplo dessas iniciativas são as comunidades eclesiais de base, de concepção latina americana.
( ) Convocando a uma reflexão e uma práxis reformadora, elas promovem e oferecem ferramentas teóricas de origem teológicas e filosóficas, produzidas a partir do ver, do julgar e do agir.
a)( ) FVFVV
b)( ) VVVVV
c)( ) VVFFV
d)( ) FVVFF
e)( ) FFFFF

Ajuda ai galeraaaaaaaa pffff

Respostas

respondido por: shizenheiwa
1

Resposta: RESPOSTA  C

Perguntas similares