• Matéria: Física
  • Autor: ronnyfer10
  • Perguntado 5 anos atrás

02- Na construção de estradas de ferro, os trilhos são colocados enfileirados ao longo da via com um espaçamento de 4mm entre cada peça de ferro. Esse detalhe é por causa da dilatação térmica do ferro que fica exposto diariamente ao calor do sol e pode causar acidentes graves de descarrilhamento do trem em dias muito quentes. Assim, na construção do trecho de uma linha férrea usou-se barras de 10m de comprimento espaçadas de 4mm uma da outra ao longo da ferrovia. Sabe-se que o coeficiente de dilatação linear do ferro é de α = 12.10-6 °C-1 , e que a temperatura no local dessa ferrovia pode variar entre mínima de 10C° nos dias mais frios e até 60C° em dias mais quentes. Com relação a essas informações pode-se afirmar que: *

a) A ferrovia terá um grande risco porque a dilatação linear das barras de ferro que compõem os trilhos, será de 6mm, o que ocasionará o empeno dos trilhos. E nessas condições de temperatura, poderá ocorrer descarrilhamento do trem que por ali circular.

b) A ferrovia estará segura porque a dilatação linear do ferro nessas condições de temperatura foi inferior a 4mm.

c) A variação da temperatura no ambiente onde a estrada será construída, só oferecerá risco de acidente durante os horários mais quentes do dia.

d) A variação da temperatura ao longo dessa ferrovia, não terá influência nenhuma de risco de acidente se utilizar ferro mais resistente na construção dos trilhos.

Respostas

respondido por: joseivo290304
1

Resposta:

letra C) espero ter ajudando

Perguntas similares