• Matéria: Pedagogia
  • Autor: stellafsaba
  • Perguntado 5 anos atrás

Texto 1
A obra que surge não se apresenta como novidade absoluta num espaço vazio, mas, por intermédio de avisos, sinais visíveis e invisíveis, traços familiares ou indicações implícitas, predispõe seu público para recebê-la de uma maneira bastante definida. Ela desperta a lembrança do já lido, enseja logo de início expectativas quanto a "meio e fim", conduz o leitor a determinada postura emocional e, com tudo isso, antecipa um horizonte geral da compreensão vinculado, ao qual se pode, então - e não antes disso -, colocar a questão acerca da subjetividade da interpretação e do gosto dos diversos leitores ou camadas de leitores (JAUSS, 1994, p. 28).

Texto 2
"[...] Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa também pouco importa. [...] Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. [...] Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. [...] Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante" (LISPECTOR, 2002).

Considerando o primeiro texto, de Jauss, que diz respeito à obra de arte como produto de leituras e de efeitos comunicativos, estimulado pela sensibilidade e experiência do leitor, e o segundo texto, de Clarice Lispector, que aborda a paixão pelos livros descrita por uma personagem do Conto Felicidade Clandestina, avalie asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- As grandes obras são as que provocam nos leitores, de diferentes momentos históricos, a formulação de novas indagações que os levem a se emanciparem com relação ao sistema de normas estéticas e sociais vigentes.

PORQUE

II- O leitor não é considerado um destinatário passivo, mas passa a atuar como agente ativo, que participa na elaboração do sentido, na construção final da obra artística. O ato de leitura tem uma perspectiva dupla na dinâmica da relação com a obra.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Respostas

respondido por: beatrizmiranda1502
44

Resposta:

A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Explicação:

Conferir no gabarito da avaliação.

respondido por: brendaisis
2

As grandes obras literárias não serão, necessariamente, responsáveis por promover mudanças de ótica nos alunos que entram em contato com elas. Por isso, a assertiva 1 pode ser considerada falsa. A assertiva 2, em contrapartida, aborda de forma correta o processo de leitura e sua importância para compreensão da obra, por isso, está certa. Logo, assinala-se a letra A como correta.

As obras literárias

As grandes obras literárias realizam questionamentos relevantes para a sociedade, obtêm grande empatia do público e geram impacto positivo na literatura mundial ou nacional, fator diferente do apresentado na assertiva.

Saiba mais sobre as obras literárias em: https://brainly.com.br/tarefa/6478068

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