Existem vários tipos de poluentes na superfície terrestre em lugares que você nem imagina. Geralmente, um material poluente pode ser classificado quanto a sua composição ou sua origem. Entretanto, eles também podem ser classificados quanto aos seus efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde da população.
Disponível em: < https://bit.ly/3iWlj2M> Acesso em 21 set. 2020 (Adaptado).
De acordo com o texto acima e seus conhecimentos acerca dos poluentes orgânicos, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção de policloreto de vinila (PVC), plástico, tubos, conexões e embalagens de alimentos destacam-se como um processo industrial que gera poluentes orgânicos persistentes.
II. As dioxinas integram os compostos conhecidos como dibenzo-p-dioxinas que possuem 2 anéis benzênicos interligados por um par de átomos de oxigênio para formar um terceiro anel. As dioxinas também se caracterizam por possuir uma degradação rápida e de baixa persistência.
III. O Brasil é o maior consumidor de defensivo agrícola do mundo, segundo a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), utilizando aproximadamente 400 tipos diferentes de defensivos agrícolas que estão classificadas como: inseticida, herbicida, fungicida, fertilizante, acaricida e fitorreguladores.
IV. O diclorodifeniltricloroetano (DDT) é um inseticida conhecido desde 1939 que foi utilizado pela primeira vez para eliminar mosquitos vetores de diversas doenças. Nos primeiros anos de uso o DDT salvou 5 milhões de vidas e evitou que 100 milhões de pessoas contraíssem malária, tifo, entre outras doenças transmitidas por insetos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
ALTERNATIVA 5
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Apenas a opção II está errada, pois a dioxina possui degradação lenta e de alta persistência.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás