EXPLIQUE a afirmação de que a abdicação de Dom Pedro significou a vitória do pensamento liberal
Respostas
Resposta:
Após a Independência – cujo processo foi gestado na virada de 1821 para 1822 e que se completou no dia 07 de setembro de 1822 –, o sistema político imperial brasileiro teve que ser consolidado. Muitas medidas foram pensadas e aplicadas, sendo a Constituição Imperial de 1824 o catalizador de todas elas. Entretanto, partindo de princípios da política praticada pelas casas aristocráticas do absolutismo europeu, o imperador D. Pedro I e a elite que o apoiava decidiram, por intermédio da formação de um Conselho de Estado, implementar o Poder Moderador dentro do sistema de poderes do império.
Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 07 de abril de 1831.
Certos elementos de inoperância administrativa também contribuíram para a abdicação. No ano de 1829, a desvalorização da moeda em relação ao valor da libra esterlina acarretou o fechamento do Banco do Brasil. Essa situação provocou o encarecimento da importação de produtos almejados por parte da elite brasileira, que se revoltou contra os portugueses, que, por sua vez, conseguiam monopolizar o mercado interno, vendendo no varejo.
No âmbito político, os liberais desconfiavam das articulações do imperador com os políticos de linha absolutista, sobretudo porque uma das características do Poder Moderador era a de constituir e dissolver a formação do Congresso e também chancelar a vitaliciedade dos cargos ocupados. Havia também um forte sentimento antiluso e o medo do retorno da subordinação do Brasil a Portugal por parte da população urbana e do exército, haja vista que, com a morte de D. João VI, em 1826, as disputas pela herança do trono em Portugal inclinavam para o lado do imperador do Brasil.
A abdicação de Dom Pedro I foi uma vitória do pensamento liberal na medida em que Dom Pedro I era um Absolutista convicto e havia agido politicamente no sentido de limitar a autonomia política das províncias e reafirmar o poder e a influência do Governo Central, tanto por meio da lei quanto por meio das armas.
O autoritarismo de Dom Pedro I começou ainda em 1823, quando ele dissolveu a Assembleia Constituinte na Noite da Agonia por considerar que aquela Assembleia era "muito liberal" e convocou uma outra, que só tinha dentre os membros apoiadores ferrenhos do Imperador, para promulgar a primeira Constituição do nosso país.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1770112