"Em setembro de 1968, o deputado da oposição Márcio Moreira Alves proferiu um discurso na Câmara dos Deputados conclamando a população a boicotar os desfiles de 7 de setembro (feriado do Dia da Independência), além de chamar os quartéis de "covis de torturadores". O ministro da Justiça pediu autorização ao Congresso para processar o deputado, mas a autorização não foi concedida". A consequência desse fato foi: *
a) O governo recebeu a crítica e elogiou o deputado que o criticou;
b) A Câmara repensou e cassou o deputado que havia criticado os militares;
c) O governo não gostou da postura do Parlamento e criou o AI-5;
d) Os militares saíram do poder assim que os deputados não aceitaram a punição de Márcio Moreira Alves.
Respostas
Resposta:
(C) O governo não gostou da postura do parlamento e criou o AI-5
A consequência do fato apresentado foi que o governo não gostou da postura do Parlamento e criou o AI-5, e por isso a alternativa correta é a letra C.
Pelo fato de o deputado Márcio Moreira Alves, que era da oposição, fazer um discurso contrário à ditadura, e com o pedido do ministro da justiça negado por parte do Congresso, o governo se mostrou bastante irritado e com isso estabeleceu o Ato Institucional n° 5.
Esse ato estabelecia que o presidente passaria a ter poderes ilimitados, não dependendo mais do Congresso para que fosse necessário tomar medidas e decisões. Assim, ele poderia cassar mandatos à vontade, intervir nos estados e municípios, suspender direitos, decretar confiscos, etc.
Veja mais sobre o Ato Institucional n° 5:
https://brainly.com.br/tarefa/33919768