• Matéria: Filosofia
  • Autor: marcilioalves637
  • Perguntado 5 anos atrás

De acordo com o Filósofo Byung-Chul Han, citado durante a palestra, atualmente vivemos pelo menos dois tipos de sociedades. Assinale quais são elas:

Sociedade Pandêmica e Sociedade da Uberização.
Sociedade do Desempenho e Sociedade Pandêmica.
Sociedade da Uberização e Sociedade do Cansaç??o.
Sociedade do Cansaço e Sociedade do Desempenho.
2.
A sociedade se renova a todo momento, acompanhando os avanços tecnológicos e utilizando essas novas tecnologias no seu cotidiano, mas a escola ainda é vista como um local onde há resistência para inserção de tecnologias, bem como caracterizada como atrasada. A partir desse contexto, assinale a alternativa cuja afirmação é verdadeira, de acordo com a fala do Prof. Luis Gabriel Venancio Sousa, durante a palestra.

As tecnologias digitais só não são usadas nas escolas por falta de domínio técnico de professores e alunos, afinal, sempre houve tecnologias nas escolas, mas, muitas vezes, sem uso eficaz para o processo de ensino-aprendizagem.
A escola sempre foi vista como um local centralizador dos saberes. É lá onde os sujeitos vão para adquirir conhecimento, mas precisamos repensar esse local como um lugar de partilha, de compreensão entre o que há no mundo e como usar. A escola deve ser vista como um local civilizador.
O novo normal na escola vai ser caracterizado como um avanço no uso das tecnologias digitais pelos estudantes. No entanto, o professor ainda vai ser o principal ator no processo escolar, transmitindo conhecimento para seus alunos.
A pandemia trouxe à baila uma fissura que até então era discutida apenas por aqueles que trabalham no contexto educacional. Dentre as discussões, temos, por exemplo: falta de uso de tecnologias digitais, desigualdade social, ausência dos pais no processo de ensino-aprendizagem, solidão dos estudantes etc. Desse modo, o problema da educação brasileira não está apenas na atuação da escola ou no domínio técnico de tecnologias digitais por parte dos professores, mas no fosso de desigualdades sociais naturalizado na cultural brasileira.​

Respostas

respondido por: kalunardello
23

Resposta:

1- sociedade do cansaço e sociedade do desempenho

2- A pandemia trouxe à baila uma fissura que até então era discutida apenas por aqueles que trabalham no contexto educacional. Dentre as discussões, temos, por exemplo: falta de uso de tecnologias digitais, desigualdade social, ausência dos pais no processo de ensino-aprendizagem, solidão dos estudantes etc. Desse modo, o problema da educação brasileira não está apenas na atuação da escola ou no domínio técnico de tecnologias digitais por parte dos professores, mas no fosso de desigualdades sociais naturalizado na cultural brasileira.

respondido por: omirleal
0

Resposta:

Questão 01 - Alletnativa (D)

Quaetão 02 - Alletnativa (D)

Explicação:

Questão 01 -  Segundo o Filósofo Byung-Chul Han, vivemos pelo menos dois tipos de sociedades atualmente: a Sociedade do Cansaço e Sociedade do Desempenho.

Questão 02 - Este momento de pandemia trouxe à baila uma fissura que até então era discutida somente por aqueles que trabalham no processo educativo. Dentre as discussões, apresenta-se por exemplo: falta de uso de tecnologias digitais, desigualdade social, ausência dos pais no contexto do ensino-aprendizagem, solidão dos alunos etc. Desta forma, o problema da educação brasileira não está somente na ação da escola ou no domínio técnico de tecnologias digitais por parte dos docentes, mas no fosso de desigualdades sociais naturalizado na cultural brasileira.​

Perguntas similares