Eram os povos nativos americanos atrasados? Você sabe algo da vida e organização social dos povos nativos americanos? Como por exemplo os maias, incas, astecas? ou sobre como os indígenas tupinambás viviam no território hoje chamado Brasil? Pesquise em sites , e partir das suas leituras forme uma opinião e responda a pergunta com justificativa.
Respostas
Resposta:
Organização social
Incas: hierarquia, na base ficavam os yanaconas, escravos que protegiam seus senhores
No meio ficavam os Nobres, que eram da familia dos Inca, descendentes de chefes de clãs
E no topo da pirâmide ficavam os sacerdotes, denominados "grandes inca" responsáveis pelos cultos religiosos e educação dos jovens.
Maias: tinham uma organização diferente, organizando-se de forma descentralizada, dividindo o poder político em diversas cidades cidades-estado. em cada uma tinha um Halac Vinic, que governava a região, seu poder era repassado hereditariamente, e comandava os principais cargos administrativos.
Tinham os funcionários públicos de origem nobiliarquica e desempenhavam cargos de confiança, e comandavam o exército.
também existiam os sacerdotes que comandavam os sacrifício em cerimônias religiosas, e faziam a disseminação dos conhecimentos e técnicas dominados pelos Maias.
logo abaixo em uma parte intermediaria da pirâmide tinhamos os artesãos e guerreiros, importes na manutenção das instituições e econômica Maia.
Depois tinhamos os trabalhadores, que sustentavam a economia ja que eles cuidavam das plantações e da contrução das obras.
Já a base da pirâmide tínhamos os escravos
Astecas: no topo imperador e tínhamos os chefes militares. logo abaixo sacerdotes, artesãos e comerciantes.
depois camponeses, e na base escravos e servos.
Os trabalhos dos tupinambás eram dividido por sexo, tendo os homens para caçar e as mulheres para cuidar da agricultura, exceto a abertura de clareiras para a agricultura, que era trabalho dos homens
O plantios a colheita e trabalho de artesanato era trabalho feminino, enquanto caça e instumentos de guerra eram feito pelos homens