• Matéria: Português
  • Autor: Karinner
  • Perguntado 5 anos atrás

01 - Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “As consequências do preconceito linguístico no Brasil”. Nessa redação, você precisa fazer alguma alusão à Geração de 45.
Utilize os textos motivadores abaixo para inspirar a sua produção.
Texto I
O Preconceito Linguístico Deveria Ser Crime
por Marta Scherre
O preconceito linguístico atinge um dos mais nobres legados do homem, que é o domínio de uma língua. Exercer isso é retirar o direito de fala de milhares de pessoas que se exprimem em formas sem prestígio social. Não quero dizer com isso que não temos o direito de gostar mais, ou menos, do falar de um gru- po social ou de outro. O que afirmo e até enfatizo é que ninguém tem o direito de humilhar o outro pela forma de falar. Ninguém tem o direito de exercer assédio linguístico. Ninguém tem o direito de causar constrangimento ao seu semelhante pela forma de falar.
FONTE: . Acesso em: 03 out. 2020.

Texto II


FONTE: . Acesso em: 03 out. 2020.

Anexos:

Respostas

respondido por: nevessilvagu15
318

Preconceito linguístico no Brasil

No Brasil, o preconceito linguístico é muito perceptível em dois âmbitos: no regional e no socioeconômico.

No primeiro caso, é comum que os agentes estejam nos grandes centros populacionais, os quais monopolizam cultura, mídia e economia, como Sudeste e Sul. As vítimas, por sua vez, normalmente, estão nas regiões consideradas pelos algozes como mais pobres ou atrasadas culturalmente (como Nordeste, Norte e Centro-Oeste). Rótulos como o de “nordestino analfabeto” ou de “goiano caipira”, infelizmente, ainda estão presentes no pensamento e no discurso de muitos brasileiros.

No segundo caso, o preconceito linguístico dirige-se da elite econômica para as classes mais pobres. Segundo o professor Bagno, muitos usam a língua como ferramenta de dominação, visto que o desconhecimento da norma-padrão, de acordo com essas pessoas, representaria um baixo nível de qualificação profissional. Por essa razão, muitas pessoas permanecem nos subempregos e com péssima remuneração. Resumindo, o preconceito linguístico é um dos pilares de manutenção da divisão de classes no Brasil.


danielmarcos1357: Obrigadoo!! Me ajudou muitoo!! :)
recrutaRB1: Vlw mesmo cara!!!
matheusrog2020: OBRIGADO AI !! ME AJUDOU MUITO.
josiassantos17: Olha você está de parabéns pelo texto. Mas quanto a questão, estava pedindo um texto dissertativo-argumentativo e esse teu texto não seguiu as regras de uma dissertação. Somente o primeiro parágrafo está dentro das normas, mas enfim ficou bacana, só nao atendeu o que a questão pediu...
respondido por: yuri14rodrigues
4

De acordo com o tema proposto e a tirinha, podemos afirmar que o preconceito linguístico é real e que a variação linguística assume um papel importante neste cenário.

Quando existe algum tipo de julgamento sobre um falante, é determinado um preconceito linguístico. As regiões distintas de um território fazem com que o preconceito seja notado quando pessoas de diferentes lugares conversam.

As variedades linguísticas são várias, entretanto, todas exercem papel comunicativo para os seus falantes.

A adequação e a variação linguística tem como uma das características principais a adaptação da língua portuguesa, podendo variar dependendo do momento, da situação ou da necessidade em que o locutor se encontra.  

mais em: https://brainly.com.br/tarefa/25888372

Anexos:
Perguntas similares