Respostas
A árvore dos sonhos
Tradução do texto
Uma história do Brasil (dos povos Karajae e Apinaye do planalto central e norte da Amazônia), contada por Elizabeth Murray.
Era uma vez um menino chamado Uaica e, por ser pequeno e doente, os outros meninos de sua tribo o importunavam e provocavam. Ele tinha um avô que tentou protegê-lo, mas quando seu avô não estava lá, Uaica iria sozinho para a floresta tropical.
[…]
Um dia, enquanto caminhava na selva e olhava para a bela copa de folhas, pomares, macacos e pássaros, ele tropeçou em algo. Quando ele olhou para baixo, ficou surpreso ao ver uma anta que parecia estar ... dormindo. E bem próximo a ele estava uma preguiça, também dormindo. […]
Isso era muito estranho, muito estranho.
Com muito cuidado, Uiaca passou por cima dos animais adormecidos para olhar mais de perto a árvore. Mas, ao fazer isso, de repente ele se sentiu profundamente sonolento.
Ele sonhava com animais, alguns familiares, outros estranhos. Ele sonhou também com pessoas. Alguns eram familiares e amigos. Outros, estranhos. Eles estavam sentados juntos cantando. E então, em seu sonho, um velho se levantou e foi até ele.
“Eu sou Sina-a, filho do Jaguar,” ele disse. E o menino conhecia esse Homem Jaguar, que, entre seu povo, era considerado um grande professor. E quando Sina-a começou a contar suas histórias, o menino ouviu.
No dia seguinte, ele levou seu avô para a floresta, para o lugar da grande árvore. “Aí está, avô. Ande debaixo daquela árvore e sua jornada começará. "Quando eles voltaram para a aldeia, eles ouviram que um menino chamado Xibute havia adoecido. Uaica conhecia este Xibute bem porque ele tinha sido um de seus mais cruéis valentões. Nenhuma cura foi encontrada para o menino doente e parecia que ele iria morrer. Mas desde seu tempo com o Homem Jaguar, Uaica tinha aprendido o dom da cura. E quando ele colocou as mãos em Xibute, o menino doente, estava curado.
As pessoas na aldeia não podiam acreditar que o menino magricela, Uaica, pudesse ter quaisquer poderes. Mas depois disso, pessoas doentes começaram a procurá-lo. E uma e outra vez Uaica curou suas doenças.
Então, uma noite enquanto dormia, o Homem Jaguar apareceu para o menino em um sonho. Ele disse: “Você passou nos grandes testes. Você ficou longe da árvore dos sonhos, como eu disse para fazer. E então você mostrou bondade para com seu inimigo. Agora vou te ensinar mais poderes para que você possa cuidar de seu povo como eu fazia antes. "
[…]
Há muitas histórias entre o povo Jurana sobre o grande xamã Uaica, aquele com os olhos na nuca. E alguns dizem que até hoje ele sonha dentro daquela rocha onde aprende as histórias e a sabedoria de cura do Homem Jaguar. E às vezes ele envia esses ensinamentos de volta para aqueles com corações amorosos. E nós também podemos receber sua sabedoria em nossos sonhos se tivermos corações amorosos e pedirmos para receber a sabedoria de cura ancestral para usarmos para o bem.
RESPOSTA
A Árvore dos Sonhos é uma metodologia participativa para levantamento de expectativas e desafios a enfrentar no desenvolvimento de um projeto, em uma analogia em que a copa da árvore representa os sonhos, o tronco o percurso para atingí-los e as raízes aquilo que se tem como base para alcançá-los.
ESPERO TER AJUDADO✅
LEMBRANDO NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS