• Matéria: História
  • Autor: Tata12397
  • Perguntado 5 anos atrás

URGENTEE!!! ME AJUDEM PFVR!


ATIVIDADE 4 - Durante a modernização do Império, além das riquezas do café, dois outros elementos contribuíram para o
progresso do Império brasileiro, como a tarifa Alves Branco (1844) e a Lei Eusébio de Queiróz (1850), explique o que dizia
ambas as leis.​

Respostas

respondido por: 1967x
1

Resposta:

Alves Branco

Apesar de que o objetivo da Tarifa Alves Branco fosse o de solucionar o orçamento deficitário, propiciando ao Governo mais recursos financeiros, a medida acabou por favorecer, indiretamente, o crescimento de novas atividades econômicas nacionais. Tornando mais caros os produtos importados, a Tarifa estimulava que se tentasse produzi-los aqui. Assim, embora não tivesse sido estipulada com fins protecionistas, terminou por incentivar a produção nacional.

A aplicação da Tarifa Alves Branco provocou violentos protestos por parte dos comerciantes ligados à importação e das nações importadoras, principalmente a Inglaterra. Os ingleses aprovaram, em revide, o "Bill Aberdeen", uma lei que permitia que a Marinha inglesa perseguisse navios negreiros até mesmo dentro dos portos brasileiros.

Lei Eusébio de Queiróz

A lei n. 581, de 4 de setembro de 1850, conhecida como Lei Eusébio de Queirós, estabeleceu medidas para a repressão do tráfico de africanos no Império. Sua promulgação é relacionada, sobretudo, às pressões britânicas sobre o governo brasileiro para a extinção da escravidão no país.

Explicação:


1967x: melhor resposta por favor
Perguntas similares