A- Qual seria o interesse dos ingleses em acabar com o tráfico de escravizados para o Brasil?
B- Por que para os escravocratas abolição da escravidão deveria ocorrer numa longa transição?
2- Pesquise e faça pequenas biografias sobre André Rebouças e José do Patrocínio, destacando o papel dos dois no processo a Abolição da Escravidão.
Respostas
Resposta:
Uma resposta bem resumida.
A - O interesse inglês, em dar fim a escravidão, era majoritariamente econômico, uma vez que a Inglaterra tinha produtos industrializados e precisava de um público para consumí-los. Apesar de haver também a pressão de grupos humanitários. Libertar os escravos, na lógica inglesa, significava torná-los consumidores em potencial os quais, com seus salários — após se tornarem trabalhadores livres —, comprariam os produtos.
B - A economia brasileira da época, assim como o Império em si, tecnicamente, tinha por alicerce a mão-de-obra escrava, abolir a escravidão poderia enfraquecer a monarquia e pôr um ao Império.
C -
André Rebouças: Nasceu em 13 de Janeiro de 1838; foi um engenheiro militar, monarquista brasileiro, abolicionista e inventor. Foi uma das grandes vozes do abolicionismo no Brasil, representando a classe média negra que emergia na época do segundo reinado, ajudou a criar a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, redigiu os Estatutos da Associação Central Emancipadora e participou da confederação Abolicionista. Morreu em 1898 com 60 anos de idade.