O choque é um processo de falência do sistema circulatório que pode ser causada por vários mecanismos. A sua origem estabelece sua classificação. Então, o choque provocado por um infarto do miocárdio será denominado choque:
Neurogênico
Cardiogênico
Hipovolêmico
Séptico
Anafilático
Respostas
Resposta:
Cardiogênico
O choque cardiogênico é um estado agudo de débito cardíaco diminuído, resultando em perfusão tecidual inadequada, apesar do volume circulante adequado, e representa a principal causa de morte intra-hospitalar em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).
Explicação:
A incidência do choque cardiogênico está diminuindo em parte como resultado do aumento do uso de intervenção percutânea para o IAM. Durante a última década, uma estratégia de revascularização precoce por intervenção coronariana percutânea ou cirurgia de revascularização miocárdica melhorou a sobrevida de pacientes com choque cardiogênico com isquemia aguda em comparação à terapia médica isolada. Apesar desses avanços, a mortalidade permanece alta, próxima de 50%, com metade das mortes ocorrendo nas primeiras 48 horas após a apresentação.