Quimicamente, existem diversos tipos de extração de substâncias dos vegetais, que variam de acordo com o caráter da substância que será extraída, fazendo com que o profissional necessite avaliar alguns requisitos antes de iniciar o processo de extração, tais como: o método extrativo mais indicado para a obtenção da substância vegetal desejada, sua eficiência, a estabilidade das substâncias extraídas, a disponibilidade dos meios, o custo para a realização deste processo de extração, e a finalidade do extrato que se quer preparar. Que método de extração é realizado quando a matéria-prima vegetal é mantida em um recipiente fechado, em temperatura ambiente, por um período que pode ser de horas ou alcançar dias, sob agitação ocasional em um processo estático e sem renovação do líquido extrator, vez que não conduz a matéria-prima vegetal ao esgotamento?
a.
Percolação simples.
b.
Infusão.
c.
Percolação fracionada.
d.
Decocção.
e.
Maceração.
Respostas
Resposta:
Maceraçaão
Explicação:
Resposta:
Maceração é a CORRETA.
Explicação:
Maceração é o processo de extração de substâncias de vegetais mais utilizado por ser simples e barato, mas todas as plantas são indicadas para esse processo.
As plantas podem ser colocadas íntegras ou particionadas num recipiente fechado, em temperatura ambiente, com um líquido extrator.
O tempo que a planta fica nesse processo pode variar de poucas horas até alguns dias.
b. Infusão. ERRADA. Porque a Infusão é em recipiente fechado, porém em temperatura (100 °C) de água fervente. Podem ser colocadas estruturas não-rígidas da planta (folhas e flores), que são cortadas para que a água penetre facilmente.
a e c. Percolação simples e fracionada. Ambas ERRADAS. Porque Percolação Simples e Fracionada é a matéria-prima vegetal é exaustivamente extraída. Coloca-se o vegetal (não a planta fresca) já moída em um percolador de vidro ou metal, por meio do qual passa pelo líquido extrator, causando o esgotamento da matéria-prima pelo gotejamento lento da sua substância.
Esse processo é dinâmico, sendo indicado para matérias-primas farmacologicamente muito ativas, presentes em pouca quantidade nos vegetais e pouco solúveis.
Percolação Simples: quando a matéria-prima é percolada de uma só vez.
Percolação Fracionada: quando a matéria-prima é dividida em 2 ou 3 frações para serem percoladas separadamente.
d. Decocção. ERRADA. Porque na Decocção utiliza-se partes mais rígidas das plantas, como caules e algumas raízes com crescimento secundário. Consiste em manter a matéria-prima vegetal em contato com a água em ebulição.