Quais sentidos a palavra e a expressão destacadas têm, no trecho “O primeiro registro de um aparelho de televisão no Brasil é de junho de 1939, quando em uma feira, houve a exibição de um aparelho da empresa alemã Telefunken”?
Respostas
Resposta:
Bem antes de 1950, já se falava na televisão no Brasil. Em novembro de 1932, o presidente da Echophone Company Export, o americano A. H. Keleher, de passagem pelo Rio de Janeiro, vindo de navio de Buenos Aires, com destino a Nova York, explicava a existência nos Estados Unidos de 24 estações de televisão em caráter experimental, alem das de Montreal, no Canadá, Londres, na Inglaterra, e de duas na Alemanha. Ainda ressaltou da transmissão da famosa corrida anual do Derby, na Inglaterra, cuja imagem, segundo ele, teria "aparecido com uma precisão perfeita de detalhes, como uma tela de cinema". Ao final de sua entrevista afirmou: "Espero também proporcionar (a tecnologia) ao Brasil, isto é, à população do Rio de Janeiro, dentro de poucos meses".
Anos depois, em janeiro de 1934, o jornal carioca A Noite indagava: "Quando teremos a televisão no Brasil?", e publicava uma matéria sobre desenvolvimento da televisão na Alemanha, citando o trabalho do engenheiro Schlesinger, que estava construindo um aparelho de televisão com preço ao alcance de todos. Sobre o assunto foram entrevistar o pai do rádio brasileiro, professor Edgard Roquette Pinto, então presidente da Confederação Brasileira de Rádiodifusão, que vinha realizando experiências com o intuito de introduzir a televisão no Brasil, e lembrou que a rádio Sociedade do Rio de Janeiro, da qual era fundador e seu presidente, no ano anterior, ao comemorar seus dez anos, fez a transmissão de algumas figuras e letras pela sua estação Marconi, em ondas de 400 metros.
Os alemães estavam com seus estudos mais avançados em matéria de televisão do que o resto do mundo, tanto que conseguiram a façanha, em 1935, de instalar a bordo do vapor Carthia um aparelho de televisão, que exibiu com a máxima nitidez imagens transmitidas da cidade de Hamburgo, apesar de a embarcação estar na ocasião navegando a grande velocidade nas águas do rio Elba.
No Brasil, a curiosidade sobre a televisão era enorme, e em 14 de novembro de 1936, o jornal Folha da Tarde de Porto Alegre publicou com grande destaque uma manchete em sua seção "Rádio" informando: "no próximo ano teremos televisão em Porto Alegre". A reportagem contou com entrevista de Jose Gonçalves da Silva, da Rádio Difusora da capital gaúcha, que explicou que o vice-presidente da Companhia Philco estava inspecionando as emissoras da America do Sul em nome da Philco Television, e que a Difusora estaria preparada para a empreitada em 1937. Gonçalves lembrou que os seus ouvintes, de posse dos seus aparelhos de televisão, poderiam assistir o movimento dos estúdios e até acompanhar as jogadas dos grandes "matches" de "foot-ball".
Resposta:
quais são as destacadas?
Explicação:
quais os destaques