• Matéria: História
  • Autor: juliabarboza4
  • Perguntado 5 anos atrás

A partir de 1965, a ditadura militar brasileira estabeleceu o bipartidarismo e, assim, passaram a ser tolerados no Brasil apenas os partidos:
Arena e MDB
PT e PSDB
PSD e MDB
ANL e AIB

Respostas

respondido por: silveira620
4

Resposta:

Arena e o MDB

Explicação:

O bipartidarismo é uma situação política em que apenas dois partidos dividem o poder, ou constitucionalmente ou de facto, sucedendo-se em vitórias eleitorais em que um deles conquista o governo do país e o outro ocupa o segundo lugar nas preferências de voto, passando a ser a oposição oficial e institucionalizada

A cima: uma charge sobre esse momento histórico.

Anexos:
respondido por: marcoszapata78
0

Passaram a ser tolerados no Brasil, a partir de 1965, durante o governo militar, apenas dois partidos: Arena e MDB.

Bipartidarismo no regime militar

Em março de 1964, os militares assumiram o poder no Brasil após declarar vago o cargo de presidente, quando João Goulart havia viajado para a China. Então, a Junta Militar que assumiu o poder proibiu alguns partidos, como o Comunista, que entrou na ilegalidade.

E, a partir de 1965, adotou o bipartidarismo. Na oportunidade, foram aceitos apenas a Arena, ligada diretamente ao governo, e o MDB, de oposição. Atualmente, o PP (Partido Progressista) é a nova sigla da Arena, que já foi PDS, PPR e PPB. Já o MDB virou PMDB e agora voltou a se chamar MDB.

Para saber mais sobre o regime militar brasileiro, veja o link: https://brainly.com.br/tarefa/533643

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares