Respostas
Resposta:
O Imperialismo foi muito intenso entre 1884 e 1914, mas até a segunda metade do século XX existiam colônias europeias nos continentes mencionados. Entre as consequências deixadas pelo Imperialismo, destacam-se: Demarcação de fronteiras artificiais que atualmente é motivo de tensão entre diversos países. O neocolonialismo ou imperialismo contemporâneo. Os países que participaram foi Espanha, Portugal, Inglaterra, França e Holanda. Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Japão
O imperialismo é a prática de expansão política, cultural, territorial e econômica, de uma nação com o objetivo de dominar outras. Dessa forma, os Estados que possuem muito poder bélico e econômico, empreendem forças visando a conquista de territórios e o aumento da influência sobre outros países por todo o mundo. O imperialismo resultou na submissão política e econômica de grande parte do planeta a alguns poucos países. Foram profundas as consequências desse fenômeno para o futuro das colônias e das metrópoles.
As principais características do Imperialismo são o etnocentrismo, o nacionalismo, exploração econômica e expansionismo militar e cultural. Este sentimento, quando despertado entre europeus, fazia surgir o nacionalismo, que colocava estes países em estado de disputa uns com os outros.
Espero ter ajudado.