7 - Explique cada um dos elementos que constituem um neurônio artificial: As sinapses (entradas), a função somadora e a função de ativação.
Respostas
Resposta:
. Entradas:
As entradas podem ser as saídas de outros neurônios, entradas extrenas, um bias ou qualquer combinação destes elementos.
Bias (Tendência) é um erro sistemático diferentemente de erro aleatório. Um ou mais componentes do erro sistemático podem contribuir para a tendência. Uma grande diferença sistemática em relação ao valor de referência aceito reflete-se em um grande valor de tendência.
2.2. A Combinação das Entradas - O "Net":
O somatório de todas estas entradas, multiplicadas por suas respectivas forças de conexão sináptica (os pesos), dá origem ao chamado "net" de um neurônio.
wij é um número real que representa a conexão sináptica da entrada j-ésimo neurônio. A conexão sináptica é conhecida como excitatória se wij>0 ou inibitória caso wij<0.
Após a determinação do net, o valor da ativação do neurônio é atualizado através da função de ativação fa e finalmente, o valor de saída do neurônio é produzido através da função de saída fs.
2.3. Função de Ativação (fa):
x(t+1) = fa (x(t), net(t))
Os estados futuros de um neurônio são afetados pelo estado atual do neurônio e pelo valor do net de entrada. Este tipo de neurônio, que possui "memória" é conhecido como neurônio dinâmico.
Por outro lado, se considerarmos a função como constante, teremos neurônios que não possuem "memória", ou seja, o estado atual é igual aos estados anteriores e portanto o neurônio é considerado como "neurônio estático".