• Matéria: História
  • Autor: ts09
  • Perguntado 5 anos atrás

Me ajudem nessas pfv eu imploro e para eu entregar isso ainda hoje pfv :(



1) O que era a Usura? E por que a usura não podia ser praticada na Idade Média?

2) Quais são os cinco períodos em que normalmente a maioria dos historiadores dividem a história humana?

3) Por que a coroa portuguesa precisava controlar a circulação de ouro em pó no Brasil?

4) O que era o Eurocentrismo? Explique.

5) As colônias tinham algum lucro no comércio com as metrópoles? Justifique sua resposta.


Respostas

respondido por: victorhfpena
2

Resposta:

1-Uma prática considerada pecado pela igreja católica também chamada de agiotagem. É quando uma pessoa empresta uma quantia de dinheiro e com o passar dos meses , aumenta os juros sobre o valor emprestado.

2-Pré História , Antiguidade , Idade média , Idade moderna e idade contemporânea.

3- Pois o ouro em pó era fácil de ser contrabando e não necessitar de pagar impostos do ouro a coroa portuguesa. Por isso controlavam a sua circulação.

4- O eurocentrismo é uma visão de mundo que tende a colocar a Europa como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.

respondido por: lizkook92
0

1 A usura era considerada um pecado contra a justiça pelo fato de o lucro obtido sobre o tempo de empréstimo de um dinheiro sem finalidade produtiva não ser justo para com aquele que dele necessitava. O usurário pecava ao levar vantagem sobre o tempo desse empréstimo.

A usura era considerada um pecado pelos teólogos cristãos porque o usurário podia se apropriar, como um ladrão, de qualquer bem de seu devedor. ... d) A usura era considerada um roubo do tempo que pertencia a Deus e foi praticada exclusivamente por judeus durante a Idade Média.

2 A divisão da Pré-História compreende os períodos Paleolítico, Neolítico e Mesolítico. Já a divisão da História, propriamente dita, abarca a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

3⬇️

1-A Intendência cobrava pesados impostos sobre tecidos, ferramentas, gêneros agrícolas, homens escravizados, ouro. Vamos ver quais foram eles?

2-O principal imposto criado pela Intendência sobre a extração de ouro foi o quinto (20 % para a Coroa de todo o ouro encontrado).

3-Contudo, era muito difícil controlar a cobrança, pois muitos mineradores contrabandeavam o ouro: escondiam ouro nos saltos e solas das botas, entre doces e salgados, dentro de estátuas de santos, nas roupas…

4-O Santo do Pau Oco – Você sabia que a expressão “santo do pau oco” deriva do contrabando de ouro feito no interior de estátuas de santos?

4 O eurocentrismo é uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas, etc.) como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.

5 As leis introduzidas no pacto tinham, como objetivo principal, garantir que as atividades econômicas das colônias gerassem lucros para a metrópole, e que as colônias teriam que comprar e vender produtos somente para a metrópole, significando, assim, que os lucros obtidos não fariam parte do mercado internacional.

Perguntas similares