Com a consolidação do capitalismo e a formação de uma sociedade urbana marcada pela concentração da classe operária, emerge a discussão sobre as relações de produção fundadas principalmente na produção industrial. O socialismo nasce da crítica ao capitalismo e os problemas que a sociedade industrial instalada na Europa apresentou a partir do século XVIII. Marx foi a maior expressão do que se convencionou chamar de socialismo científico. Sobre as teses de Marx, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
1- Para Marx há uma concentração dos meios de produção nas mãos da classe burguesa. Ela, a classe dominante capitalista, utiliza destes meios na busca de concentrar capital e assim poder explorar a força de trabalho da classe operária lhe impedindo acesso a outra forma de sobrevivência que não seja vender a sua força de trabalho.
2- A classe operária, segundo Marx, deve-se conscientizar do seu papel "histórico" de promover a revolução socialista tomando o Estado dominado pela burguesia. Para Marx, o operário deve ter consciência do seu papel nas relações de produção e elaborar um projeto político-ideológico de libertação, o socialismo.
3- Para Marx a economia e a história são dois campos de conhecimento fundamentais para entender as condições que os homens vivem na sociedade atual. A formação do capitalismo e das condições de exploração que ele exerce devem ser entendidas com a compreensão das transformações da economia ao longo da história humana.
4- Marx aponta a burguesia como uma classe revolucionária, a última que colocou "ordem no caos". O pensador alemão considera que o proletário não tem capacidade de se articular mundialmente. Ele não consegue compreender o seu papel na história e se libertar do julgo burguês.
Respostas
respondido por:
8
somente 1,2,3 estão corretas
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás