os jogos olímpicos é um evento que acontece em 4 em 4 anos em países diferentes sabendo disso diga onde foi realizada a olimpíada de 2016. porfavor podem me ajudar ?
Respostas
Resposta:
Na cidade do Rio de Janeiro.
Na Grécia Antiga, Zeus carregava como símbolo do seu poder um raio. Representação da velocidade, que daria aos homens comuns da época o status de herói na origem dos Jogos Olímpicos, em 776 a.C. (antes de Cristo). Quase três mil anos depois, um dos atletas mais esperados no Rio, o jamaicano Usain Bolt, ganhou o codinome desta força da natureza por seus feitos no esporte fundador das Olimpíadas.
Mas no começo de tudo, foi um cozinheiro, chamado Koroibos, o grande personagem. Ele venceu os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, em Olímpia, ao chegar à frente dos demais competidores na única prova daquela edição, conhecida como estádio, ao percorrer pouco menos de 200 metros — o comprimento do local de competição.
Ele teve a honra de ser o primeiro campeão a receber o Kotinos (uma coroa com ramos de oliveira) na entrada do Templo de Zeus, o Deus dos deuses gregos, a quem os Jogos eram dedicados de quatro em quatro anos — período denominado de Olimpíada. Sempre foram organizados no mesmo lugar: Olímpia, uma das principais cidades de Peloponeso, considerada um santuário, onde estavam os templos de Zeus e Hera, e um local de atividade religiosa e política.
Nas distintas versões históricas, os Jogos da Antiguidades têm relação com a mitologia grega. Há quem defenda que tudo teve início com o semideus Heracles de Ida ou que foram instituídos pelo próprio Zeus em memória de sua luta com Kronos. Há ainda o mito de que Hércules, filho de Zeus, organizou o evento em honra de seu pai após ter derrotado Áugias, Rei de Elis.
Qualquer que seja a história verdadeira, o propósito era esportivo. Ou melhor, o objetivo era mostrar as qualidades físicas e a evolução da performance dos homens. Além disso, era uma forma de socialização entre as cidades gregas. Tanto que, a partir do século IX a.C., foi instituída a tradição da "Trégua Olímpica" ou "Ekecheiria". Nesse período, as guerras eram suspensas e atletas, artistas, famílias e os peregrinos em geral podiam viajar até Olímpia para participar ou assistir aos Jogos e, depois, retornar a seus países em segurança. Mensageiros iam de cidade em cidade anunciando a data das competições.
Ao longo do tempo — os Jogos perduraram por 12 séculos —, o evento cresceu em número de participantes e de modalidades olímpicas. Tanto que o tempo de duração passou de um dia para cinco. Os esportes praticados na época eram corrida, que tinha três tipos: estádio (a mais veloz, com pouco menos de 200 metros); diaulo (extensão de dois estádios) e dólico: 20 vezes a extensão do estádio ( há divergências sobre a distância real). As provas de lutas já eram comuns naquela época. A luta livre só terminava quando um dos competidores admitia a derrota. Já no boxe, as mãos eram protegidas com longos pedaços de couro — em alguns momentos da história, pedaços de metal foram somados a essa espécie de luva ancestral, o que tornava os golpes mais violentos. Havia o “Pankration”, um forma primitiva de arte marcial, que combinava luta e boxe. O pentatlo, que se mantém até hoje no calendário olímpico, mas com outros esportes, consistia em correr, saltar em distância, arremessar disco, dardo e lutar. Os chamados eventos masculinas incluíam, de uma só vez, corrida, luta e boxe. Fora do estádio, no hipódromo aconteciam as competições equestres: corrida de bigas (carruagens) e cavalos.