• Matéria: História
  • Autor: helphelp74
  • Perguntado 5 anos atrás

NINGUÉM NUNCA RESPONDEU MINHAS PERGUNTAS AQUI... ME AJUDEM, POR FAVOR
1) [...] Perante Deus, acuso um só homem como responsável por esse crime. É o protetor dos ladrões, cuja impunidade lhes dá audácia para atos como o desta noite. Esse homem chama-se Getúlio Vargas. Ele é o responsável intelectual por esse crime. Foi a sua proteção; foi a covardia dos que acobertaram os crimes dos seus asseclas que armou de audácia os bandidos. Assim como a corrupção gera a violência, a impunidade estimula os criminosos [...].

De qual acontecimento o jornalista Carlos Lacerda está se referindo?

A) O assassinato de João Pessoa.

B) Ao suicídio de Getúlio Vargas.

C) O golpe de 1964.

D) A tentativa frustrada de seu assassinato (atentado da Rua Toneleros).

E) Operação Brother Sam.

2) O presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política conhecida como desenvolvimentista, o objetivo era fazer o Brasil crescer mais em menos tempo. Seu Plano de Metas previa grandes investimentos em áreas importantes, principalmente nos setores industrial, energético e de transportes. A partir desses pressupostos JK criou uma frase que marcou seu governo, Qual era o conteúdo dessa frase?

A) Brasil; ame-o ou deixe-o.

B) Pra frente Brasil.

C) Independência ou morte.

D) Brasil, um país de todos.

E) 50 anos em 5.

3) "Varre, varre, vassourinha/ Varre, varre a bandalheira/ Que o povo já está cansado/ De sofrer desta maneira/ Jânio Quadros é a esperança deste povo abandonado.

"Nas eleições presidenciais de 1960, o candidato Jânio Quadros se destacou usando como símbolo de campanha uma vassoura. Qual era a intenção de Jânio Quadros ao fazer o uso desse símbolo?

A) Prometia distribuir renda aos pobres.

B) Prometia varrer do país qualquer tipo de oposição ao seu governo.

C) Prometia acabar com os escândalos de corrupção que tomavam o país através de um amplo projeto de moralização das instituições.

D) Uma propaganda de higiene, pois nessa época o Brasil tinha fama de ter as ruas de suas principais cidades cheias de lixo.

E) Era criar um programa de caça às bruxas. As bruxas no caso, eram os criminosos de "colarinho branco".

4) A construção de uma capital federal na região central do Brasil era uma ideia antiga. Em 1892, a área onde ela seria construída foi delimitada por uma expedição enviada pelo governo federal ao Planalto Central. O nome adotado para a nova capital federal, Brasília, havia sido sugerido em 1823 por José Bonifácio, ministro do Império. Quando a ideia de construir Brasília saiu do papel, durante o governo de JK, a cidade ficou pronta em um curto espaço de tempo: começou em 1956 e foi inaugurada em 1960.

Livro didático Vontade de Saber. P. 250. PNLD 2017.

De acordo com o texto, a ideia original de construir a cidade de Brasília foi de Juscelino Kubitschek?

A) Sim, pois foi no mandato dele que a cidade foi construída e inaugurada em 1960.

B) Não, a ideia era muito antiga. O primeiro a projetar uma capital no planalto central brasileiro foi Pedro Álvares Cabral quando chegou em terras brasileiras.

C) Não, a ideia era muito antiga. Ainda no início da república a área onde a cidade de Brasília seria construída foi delimitada. O nome Brasília já havia sido sugerido pelo ministro de dom Pedro I, José Bonifácio.

D) Sim, pois no texto está escrito que "quando a ideia de construir Brasília saiu do papel, durante o governo de JK, a cidade ficou pronta em um curto espaço de tempo: começou em 1956 e foi inaugurada em 1960".

E) Não, a ideia original para uma capital federal de nome Brasília foi cogitado em 1892.

5)“Não tenhamos dúvida de que o maior perigo de Brasília, situada em zona despovoada, será a ausência de opinião pública como elemento de orientação dos governantes. Sem vigilância, ou apenas vigiados de longe, governantes e legisladores irão pensar de preferência em si mesmos, nos seus bons negócios, em tirar rapidamente o máximo de vantagens em seu exílio no deserto.”

O texto acima faz parte de um artigo de Austregésilo de Athayde publicado no Diário da Noite de 7 de janeiro de 1957.Qual é a preocupação de Austregésilo com a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília?

A) Excesso de gastos com uma mudança desnecessária.

B) Ele estava preocupado com a opinião pública, pois a capital federal localizada no Planalto Central seria perigoso porque era um lugar muito povoado e as pessoas que não tinham consciência poderiam fazer uma revolução.

C) Os políticos seriam pressionados pelo povo.

D) O Planalto Central era um lugar despovoado onde havia muitos animais selvagens. Os políticos iriam correr um risco desnecessário com algum ataque de um animal feroz.

E) Austregésio estava preocupado com a falta de pressão popular sobre aqueles que são eleitos.


miguelluciano67: vc coloca um monte

Respostas

respondido por: flavinhadejesup551x9
2

Resposta:

1D) A tentativa frustrada de seu assassinato (atentado da Rua Toneleros).

2E) 50 anos em 5.

3C) Prometia acabar com os escândalos de corrupção que tomavam o país através de um amplo projeto de moralização das instituições.

4C) Não, a ideia era muito antiga. Ainda no início da república a área onde a cidade de Brasília seria construída foi delimitada. O nome Brasília já havia sido sugerido pelo ministro de dom Pedro I, José Bonifácio.

5E) Austregésio estava preocupado com a falta de pressão popular sobre aqueles que são eleitos.


helphelp74: MUITO OBRIGADA!!!
flavinhadejesup551x9: nada!
respondido por: miguelluciano67
1

Resposta:

1D) A tentativa frustrada de seu assassinato (atentado da Rua Toneleros).

2E) 50 anos em 5.

3C) Prometia acabar com os escândalos de corrupção que tomavam o país através de um amplo projeto de moralização das instituições.

4C) Não, a ideia era muito antiga. Ainda no início da república a área onde a cidade de Brasília seria construída foi delimitada. O nome Brasília já havia sido sugerido pelo ministro de dom Pedro I, José Bonifácio.

5E) Austregésio estava preocupado com a falta de pressão popular sobre aqueles que são eleitos.

Explicação:


helphelp74: MUITO OBRIGADA!!!!
Perguntas similares