Quais as características ECONÔMICAS da bacia hidrográfica no sudeste?
Respostas
Resposta:
A bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste possui uma extensão territorial de cerca de 229.972 km², o que corresponde a aproximadamente 2,7 % de todo o território do Brasil. Ela é uma das 12 regiões hidrográficas que existem no país e nela há rios de pequeno, médio e grande porte, contendo também a presença de vários córregos, riachos e ribeirões.
A maior parte dos rios que abastecem a bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste têm as suas nascentes em áreas de planaltos e serras, com águas que correm diretamente para desaguar no mar, onde se localizam as suas fozes.
Nas regiões banhadas por essa bacia é predominante o bioma de uma vegetação remanescente de Mata Atlântica. A bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste fica situada naquela que é uma das regiões mais industrializada e povoada do Brasil.
O tipo climático que predomina na região da bacia são: litoral úmido, em toda a faixa litorânea norte; clima subtropical úmido, na área norte da bacia e o clima tropical de altitude, na região da Serra da Mantiqueira, no estado de Minas Gerais.
De acordo com a holding Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras S. A.), em dezembro de 2016, a bacia hidrográfica operou com um potencial hidroelétrico de aproximadamente 10,2 Megawatt (MW).
O aproveitamento econômico da bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste é voltado, sobretudo para a geração e produção de energia elétrica, navegação e pesca, além de favorecer atividades econômicas como: agricultura, pecuária e indústria.
Os rios dessa região hidrográfica costumam percorrer, especialmente os relevos de planalto e planície. Em se tratando dos maiores rios da bacia hidrográfica do Atlântico Sudeste, nos quesitos extensão e volume de água, é possível destacar o rio Doce e o rio Paraíba do Sul.