• Matéria: Biologia
  • Autor: anaclarasanto9876
  • Perguntado 5 anos atrás

14. Leia o texto abaixo e responda a questão. (6,0)



A defesa do solo e seu manejo adequado



Os ecologistas protestam contra a poluição do ar, dos rios e dos mares, defendem a flora e a fauna, mas raramente se preocupam com um tema da maior importância, a defesa do solo. É nele que as raízes se fixam para que os vegetais possam crescer, à custa da água e dos nutrientes disponíveis. Sem vegetação para protegê-lo, o solo sofre o impacto direto das chuvas, cujas águas correm pela sua superfície causando a erosão. Os solos perdidos com a erosão desembocam nas nascentes de água, como rios, lagos, etc.

Assim, os diversos prejuízos são a baixa fertilidade do solo, alagamentos, dificuldade do tratamento de água, redução na capacidade de armazenamento de água nos reservatórios e contaminação dos rios, prejudicando a produção de peixes. Os resultados diretos e indiretos da erosão causam danos muitas vezes irreversíveis que expressam as perdas de solo e água, quando o homem passou a explorar intensivamente os solos.



A erosão do solo ocorre naturalmente, mas atividades humanas, principalmente a agricultura e o desmatamento tem aumentado as taxas de erosão uma vez que ambos tendem a remover a vegetação protetora e reduzir a estabilidade do solo. Os efeitos da erosão podem e devem ser evitados ou diminuídos. Cite e explique duas formas de evitar a ocorrência de erosão.

Respostas

respondido por: ketlinJesus
2

Resposta:

A curva de nível evita que a água da chuva desça a vertente com grande velocidade, dessa forma não provoca erosão. Consorciar lavouras com o plantio de vegetais como o eucalipto, bambu e cana-de-açúcar, pois esses atuam como barreira de proteção em relação à erosão eólica e pluvial.

Perguntas similares