Que critérios defendiam os pensadores do Círculo de Viena e Karl Popper e porque eles são opostos?
Respostas
Resposta:
O positivismo lógico dos pensadores do Círculo de Viena postulava que, para uma teoria ser considerada \u201cciência\u201d, ela deveria ser unificada em linguagem e fatos que a fundamentassem. As proposições científicas, assim, são apenas aquelas que se referem à experiência e podem ser verificadas.
Explicação:
PRINCIPAIS IDEIAS DE POPPER
1ª) Recusou a Lógica Indutiva que consiste, de acordo com suas próprias palavras, "em ela não proporcionar conveniente sinal diferenciador do caráter empírico, não-metafísico, de um sistema teorético; em outras palavras, consiste em ela não proporcionar adequado 'critério de demarcaçãoe quot;
2ª) Popper criticou o critério da verificabilidade do indutivismo empirista do positivismo lógico do Círculo de Viena e propôs, como possibilidade para o saber científico, o critério da não-refutabilidade ou da falseabilidade.
3ª) Isto é, uma teoria mantém-se verdadeira até que seja possível refutá-la pela experiência empírica, visto que, para Popper, do ponto de vista lógico, não é nada óbvio que se justifique inferir proposições universais de assertivas singulares, por mais numerosas que sejam as evidencias práticas. "Independentemente de quantos casos de cisnes brancos possamos observar, isso não justifica a conclusão de que todos os cisnes são brancos."
4ª) Destacou que no conhecimento científico a mente não desempenha um papel de tabula rasa como pensavam os empiristas ingleses. Para ele não existe observação pura, pois todas as observações são sempre realizadas à luz de pressupostos e de teorias prévias que o cientista traz consigo. A partir daí, o trabalho do cientista consiste em elaborar teorias e pô-las à prova.
Resposta:A ciência é feita também de história e superação de paradigmas científicos, assim como a Revolução Científica no séc. XVI possibilitou pensar a ciência separada da teologia. O mesmo acontece com o Círculo de Viena, que surgiu no séc. XX com temas como as investigações científicas e a formulação do positivismo lógico, que são refutados por Karl Popper, posteriormente. Como crítico das noções de verificabilidade enquanto algo infalível, Popper desenvolve uma teoria crítica a esse pensamento. Para Popper, a falseabilidade, ou seja, a possibilidade de teste de uma teoria, é justamente um dos critérios definidores de uma teoria científica. Ou seja, as teorias científicas têm origem nas conjecturas dos cientistas, que devem ser testadas através da experiência.
Explicação:Uma teoria científica possui fundamentos específicos e previsibilidade de seus efeitos e está sujeita à falseabilidade.