Respostas
No senado estava concentrada grande parte do poder da Antiga República Romana. Cabia à Assembleia Curiata a eventual eleição de um ditador, em tempos de crise, que teria um mandato de seis meses e poderes absolutos.
Após o fim da Monarquia, por volta de 507 a.C., os patrícios passaram a dominar completamente a cidade de Roma. Para administrá-la, os patrícios criaram algumas instituições políticas.
A instituição mais importante era o Senado, que era formado por cerca de 300 patrícios, que controlavam toda a administração da cidade, as finanças, a decisão pela realização de guerras ou pela manutenção da paz, além de ser o órgão legislativo responsável pelas leis da República.
Havia ainda três assembleias: A Assembleia Centurial, a mais importante, responsável pela votação de projetos apresentados, que era composta de centúrias, grupos de cem soldados, tanto de origem patrícia quanto plebeia, mas com maioria dos primeiros. A existência dessa assembleia demonstrava a grande importância que os militares detinham em Roma.
Espero ter ajudado! :)