Respostas
Diabetes Mellitus Tipo 1
Ocorre quando o próprio sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta do pâncreas, levando a pouca ou nenhuma liberação de insulina.
Corresponde a 5 a 10% dos casos de diabetes Mellitus e geralmente é diagnosticado na infância e adolescência.
Diabetes Mellitus Tipo 2
Acontece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina produzida, ou quando a produção de insulina é insuficiente para controlar a taxa de glicemia.
Corresponde a 90% a 95% dos casos de diabetes. Pode ser diagnosticada em qualquer idade, mas geralmente manifesta-se em adultos após os 40 anos.
Diabetes Mellitus Gestacional
Condição temporária que pode ocorrer durante a gravidez devido às mudanças no equilíbrio hormonal neste período. A placenta, por exemplo, é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina. Consequentemente o pâncreas aumenta a produção de insulina para compensar este quadro. Em algumas mulheres, entretanto, este processo não ocorre e elas desenvolvem um quadro de diabetes gestacional. Ocorre em 2 a 14% de todas as gestações.
Pré-Diabetes
O termo "pré-diabetes" é usado quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para o diagnóstico de diabetes tipo 2. Nesta fase, existe a possibilidade de reverter ou retardar a evolução da doença através da mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.
Outros Tipos De Diabetes
São tipos menos comuns do DM. Estão nessa categoria defeitos genéticos nas células beta do pâncreas, defeitos genéticos na ação da insulina, doenças do pâncreas e outras condições.
Exemplos: LADA (Diabetes auto-imune latente do adulto) e MODY (Maturity Onset Diabetes on youn